Gastos Municipais

laitman_568_01Pergunta: Foram publicadas recentemente estatísticas sobre os serviços prestados pelas autoridades locais em Israel aos seus residentes. Os números são surpreendentes.

Um residente de Tel Aviv recebe uma variedade de serviços e atividades, totalizando 6.700 NIS, enquanto um residente de Kiryat Yam recebe serviços municipais totalizando 360 NIS, 20 vezes menos, e respectivamente, em Ra’anana é 6.158 NIS e, em Ofakim é 537 NIS. Eu entendo que, em Ra’anana, os moradores ganham mais e pagam mais impostos municipais, mas 20 vezes é irracional. É um absurdo.

Resposta: Esse é o nosso governo. Ele não tem nenhum plano de trazer igualdade de condições às pessoas. Consequentemente, os prefeitos também não pretendem trazer uma distribuição igualitária de serviços aos seus residentes.

Se você investigar os vários estratos da população dentro de uma cidade – no centro da cidade, na periferia e no resto de suas áreas – vai ver uma imensa diferença entre eles de acordo com o mesmo princípio que existe entre o centro do país e a periferia. A questão indica que, a partir de hoje, o nosso governo ainda exige mudanças.

As pessoas devem exigir que a periferia seja pelo menos como o centro do país. Deve ser ainda melhor porque as condições lá permitem isso, como grandes áreas e amplas possibilidades. O problema é a falta de atenção dedicada a isso.

Comentário: A ênfase é colocada sobre o fato de que todas as áreas industriais, ou seja, todo o trabalho, se encontra no centro.

Resposta: Isso não importa. Toda a periferia é uma área dormitório. Sob as condições atuais, os moradores de toda a periferia podem chegar a qualquer escritório central ou fábrica de trem dentro de uma a uma hora e meia. O problema é que é necessário dedicar mais atenção a isso, e as áreas periféricas precisam ser boas áreas residenciais.

Onde já se viu um americano que queira viver no centro de uma cidade? Ele precisa de uma boa casa com um jardim natural e vai inclusive viajar uma hora para trabalho, enquanto que em casa há condições maravilhosas para a família.

Todos os meus parentes vivem no Canadá e viajam uma hora para trabalhar. Mas junto com isso, eles têm uma casa e um lote de terra perto de um lago, madeiras e ar limpo, ou seja, todas as condições para uma boa vida.

A nossa periferia está avançando muito lentamente em direção a um bom nível. Programas de governo devem levar isso em conta.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 27/01/16