Israel: Esperança De Renascimento

laitman_746_03Comentário: O grande Cabalista Baal HaSulam falou sobre o retorno dos judeus à terra de Israel corpórea como o renascimento da nação e uma oportunidade de cumprir seu objetivo.

Resposta: A questão é que o povo que voltou a esta terra deve se organizar e unir na forma da nação de Israel. Não é apenas um conjunto de pessoas que tem vivido aqui por 70 anos após o estabelecimento do país ou por 130 anos desde a primeira onda de colonos, a primeira Aliyah. Nós devemos primeiro compreender a base em que um novo Estado e uma nova nação podem crescer para que realmente possam ser chamados de nação de Israel, o que significa, que está focada direto no Criador, no atributo de amor e doação. Esta não é a situação no momento.

Herzl também sonhava com a reunião de todos os judeus aqui, o que era fisicamente certo, mas para o que a nação não estava pronta ideologicamente. O Estado foi fundado em princípios e disputas socialistas que não podiam levar a nada de positivo.

Comentário: Baal HaSulam esperava que houvesse alguma revolução e que o Criador, que significa a lei do amor e o atributo em que vivemos, nos trouxesse a essa terra e nos comprimisse num todo.

Resposta: Na década de XX do século passado, Baal HaSulam pensou que podia trazer 3,5 milhões de judeus para cá, principalmente da Polônia. Essa poderia ter sido uma grande ascensão para o Estado antes dele ser estabelecido. Além disso, ele esperava que poder criá-los ideologicamente e que, embora todos fossem de aldeias judaicas, ele seria capaz de dizer-lhes no que se resume a sua missão. Ele sonhava ter um pequeno círculo de dez alunos e que eles iriam trabalhar em conjunto e estudar, e que as relações mútuas entre eles fariam ondas de verdadeira unidade. Mas isso não foi realizado.

A esperança era que a nação que se reuniu em Israel se tornasse um todo unificado no tempo, mas, na verdade, acabou sendo o contrário: ela se dispersa e se desintegrou. Ainda hoje a estratificação social continua, bem como a oposição de uma parte para com a outra. Isso vai continuar até que as coisas explodam e sejamos jogados para todos os cantos da terra. A Torá diz que se não formos compatíveis com essa terra, ela vai nos mastigar e vomitar para fora. Se formos compatíveis com ela, será uma terra que mana leite e mel para nós. Infelizmente, por enquanto nós estamos nos aproximando do estado em que nos encontraremos no lado de fora.

Pergunta: Então, o que podemos fazer se mesmo o maior Cabalista do século XX não conseguiu fazê-lo?

Resposta: Baal HaSulam não teve sucesso porque as pessoas não o ouviram. Ele não tem culpa, e nem os outros; nós simplesmente temos que trabalhar mais. Hoje nós temos muitas mais oportunidades e tentamos fazer o que depende de nós, a fim de estabelecer um exemplo de conexão e unidade para o mundo. Isso não é fácil, mas nós estamos tentando e vamos esperar que finalmente consigamos.

De KabTV “A Última Geração” 14/06/15