Aproximar-se Do Criador

laitman_207A Torá, “Números” 09:13: Porém, quando um homem for limpo, e não estiver em viagem, e deixar de celebrar Pessach, essa alma do seu povo será extirpada, porque não ofereceu a oferta do Senhor a seu tempo determinado; esse homem levará o seu pecado.

Se uma pessoa sente que é pura e que não há egoísmo nela que possa ser corrigido, isso significa que ela não trabalhou em si mesma todo o ano e não tem nada a oferecer como sacrifício. A palavra “sacrifício” em hebraico deriva da palavra “aproximar-se” e subir para um nível superior.

É por isso que essa porção semanal da Torá é chamada de BeHaalotcha (na medida em que você se levanta). Assim, uma pessoa que não revelou e expôs nada nela e não tem nada para corrigir, porque se considera perfeita, não pode subir os níveis espirituais. Tal pessoa não tem nada com que avançar. No entanto, a pessoa que limpa sistematicamente seus “estábulos” e vê o que pode e não pode corrigir, e traz para o Menorah o que pode corrigir para que possa ser corrigido, se aproxima do Criador.

Comentário: Uma pessoa é considerada santa (sagrada) em nosso mundo se as pessoas acreditam que ela é pura e não tem nada para corrigir.

Resposta: Não! Santo é alguém que constantemente encontra a “carniça” dentro dele e continuamente revela e expõe razões cada vez maiores dentro de si para a correção e cumpre isso. Ele é constantemente dinâmico e não há fim para isso.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 04/02/15