Convenção Do México – “Um Coração Para Todos”, 17 – 19.07.15, Lição 1

Lição 1: A Escada Espiritual
O Processo Espiritual Que A Pessoa Deve Sofrer

1. Esta sabedoria é nada mais e nada menos do que uma sequência de raízes, que pendem por meio de causa e consequência, por regras fixas e determinadas, entrelaçadas a um único e elevado objetivo descrito como “a revelação de Sua Divindade às Suas criaturas neste mundo”. Escritos do Baal HaSulam, “A Essência da Sabedoria da Cabalá”

2. O pensamento da criação é deleitar Suas criaturas, e nenhum prazer é percebido pela criatura enquanto ela está separada do Criador. Além disso, nós aprendemos que o Criador anseia em habitar nos inferiores. Zohar La’am – Dois Pontos # 121

3. Está escrito no Livro do Zohar, “Não há lugar vago Dele”. O fato de que nós somos incapazes de senti-Lo é porque não temos os vasos de sensação. Assim como sabemos que o rádio recebe sons que estão presentes no mundo, uma vez que o receptor não cria os sons, mas sim, os sons já estão presentes no mundo, embora antes que nós tivéssemos o receptor não éramos capazes de sentir (ouvir) os sons mesmo que eles já existissem no mundo. Da mesma forma, nós entendemos que “Não há lugar vago Dele”; tudo o que precisamos é de um receptor para sentir isso. O receptor é chamado de adesão e equivalência de forma, que é “o desejo de doar”. Quando nós adquirirmos esse receptor, seremos imediatamente capazes de sentir que realmente “não há lugar vago Dele” e que “toda a terra está cheia de sua glória”. Escritos do Rabash, “De Suas Ações Nós O Conheceremos”, Vol.3

4. É dito que há 600 mil almas, e cada alma se divide em várias centelhas. Nós precisamos entender como é possível que o espiritual se divida, uma vez que, inicialmente, apenas uma alma foi criada, a alma de Adam HaRishon.

Na minha opinião, há de fato uma só alma no mundo. …A mesma alma existe em todos os filhos de Israel, completa em todos, como em Adam HaRishon, já que o espiritual é indivisível e não pode ser cortado. …

No entanto, dizer que há 600.000 almas e centelhas de almas parece que ela é dividida pela força do corpo de cada pessoa. Em outras palavras, primeiro o corpo divide e nega-lhe completamente o brilho da alma, e pela força da Torá e Mitzvot, o corpo é purificado, e na medida da sua purificação, a alma comum brilha sobre ele.

Por esta razão, dois discernimentos foram feitos no corpo físico: no primeiro discernimento, a pessoa sente sua alma como um órgão único, e não entende que este é o todo de Israel. E isso é realmente uma falha, pelo que causa o seguinte, juntamente com o mencionado acima.

No segundo discernimento, a verdadeira Luz da alma de Israel não brilha sobre ele em toda a sua força de iluminação, mas apenas parcialmente, conforme ele se purificou, retornando ao coletivo.

O sinal para a correção completa do corpo é quando a pessoa sente que a alma existe em todo Israel, em todos e cada um deles, para qual não sente a si mesma como um indivíduo, pois um depende do outro. Nesse momento, ela é completa, impecável, e a alma verdadeiramente brilha sobre ela em seu poder máximo, como apareceu em Adam HaRishon.
Escritos do Baal HaSulam, “600.000 Almas”

5. “Se andares em minhas leis e guardares os meus mandamentos para fazê-los”. Aqui o Santo Zohar pergunta: “Como ele já disse andar e guardar, porque também ‘fazê-los’. E ele responde: Quem cumpre mandamentos da Torá e anda nos Seus caminhos; é como se ele o Fizesse acima, e o Criador disse: É como se ele Me fizesse. E este é o significado de “E você deve fazê-los” – como se você Me ‘fizesse'”. E é importante entender o significado de ‘Quem quer que anda nos caminhos do Senhor, faz o Senhor’. Como pode tal pensamento ainda entrar na mente da pessoa?

Sabe-se que “toda a terra está cheia da Sua glória”. […] No entanto, o Criador ocultou-a para torná-la impossível de ver, a fim de permitir a escolha, e isso abre espaço para a fé – acreditar que o Criador preenche o mundo inteiro (o universo) e envolve o mundo inteiro. E só depois que a pessoa se engaja em Torá e Mitzvot e cumpre o mandamento da escolha, o Criador Se revela a ela, e, assim, ela é capaz de ver que o Criador rege o mundo.

Segue-se que assim a pessoa é capaz de “fazer” o Rei governar sobre ela, o que significa que sente que o Criador é aquele que governa o mundo inteiro, e isso significa que ela “faz” o Criador ser Rei sobre ela. Mas enquanto ela não atinge este sentimento, a realeza do Criador se mantém em segredo. E é isso que nós dizemos: “Neste dia o Criador será Um e Seu Nome Um”, o que significa que a glória do Seu Reino será revelada em nós.

E esta é a correção completa que devemos chegar neste mundo, e com isso atraímos toda a bondade no mundo, ou seja, que toda a abundância de cima é extraída de nosso envolvimento em Torá e Mitzvot, com a intenção de atrair o Seu bendita Reino sobre nós. Os Escritos do Rabash, Vol 2, Artigo 76

6. Nós estamos reunidos aqui para estabelecer uma sociedade para todos que desejam seguir o caminho e o método do Baal HaSulam, o caminho pelo qual se sobe os graus de homem, e não permanecer como uma besta, …

Cada um de nós segue o espírito de doar ao Criador. E para alcançar a doação ao Criador, nós devemos começar com a doação ao homem, que é chamada de “amor ao próximo”.

E o amor ao próximo só pode ocorrer ao se revogar a si mesmo. Assim, por um lado, cada pessoa deve se sentir humilde, e, por outro lado, se orgulhar de que o Criador nos deu a chance de estar numa sociedade onde cada um de nós tem apenas um único objetivo: que a Divindade esteja entre nós.

E, embora ainda não tenhamos alcançado esse objetivo, temos o desejo de alcançá-lo. E isto, também, deve ser apreciado por nós, pois apesar de estarmos no início do caminho, nós esperamos alcançar o objetivo exaltado. Os Escritos do Rabash, “O Propósito da Sociedade – 1”

7. É inútil esperar por um momento em que seja encontrada uma solução para permitir que a pessoa inicie a obra do Criador em Lishma. Tal como no passado, também no futuro – todo servo do Criador deve começar o trabalho em Lo Lishma, e a partir disso alcançar Lishma.

E o caminho para alcançar esse grau não é limitado pelo tempo, mas por seus qualificadores, e pela medida de seu controle sobre o próprio coração. Por isso, muitos têm caído, e cairão, no campo de trabalhar em Lo Lishma. […] No entanto, sua recompensa é grande, uma vez que a mente não pode apreciar o verdadeiro mérito e valor de trazer contentamento ao seu Criador. Mesmo que a pessoa não trabalhe sob esta condição, uma vez que não é digna de outro caminho, ainda traz contentamento ao seu Criador. Escritos do Baal HaSulam, “Um Mandamento”