Encontrar O Criador Nos Degraus Da Escada

Dr. Michael LaitmanPergunta: O que é este sistema chamado Israel, por meio do qual é possível resolver todos os nossos problemas se aprendermos a trabalhar com ele corretamente?

Resposta: Em toda a criação uma força única de doação e amor está agindo, além da qual não há nada. Ela é chamada de força superior, o Criador, porque criou toda a realidade.

Da mesma forma, esta força é chamada de Criador (Boreh) das palavras: “Vinde e vede” (Bo ve Reh), porque nós precisamos descobri-Lo. O objetivo da criação é descobrir o Criador, como está escrito: “Todos Me conhecerão, do menor ao maior deles” (Jeremias 31:33).

Para que possamos atingir o objetivo o mais rapidamente possível, a força superior age e nos influencia o tempo todo e nos chama a descobri-Lo. Aproximar-se da espiritualidade significa assemelhar-se ao Criador. O Criador é bom, e você também precisa se ​​tornar bom“. Assim como Ele é misericordioso e bondoso, você também deve ser misericordioso e bondoso” (Talmud Yerushalmi Peah 3:1).

Conclui-se que é preciso continuar a melhorar a nós mesmos, não fazer ao outro o que é odioso para nós, e amar o outro como a si mesmo, como está escrito: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Levítico 19:18). E isso é possível se nós nos tornamos como a força superior, a Luz Superior.

Meetings On The Steps Of The Ladder

O Criador criou a inclinação ao mal pela qual estamos separados uns dos outros e não queremos o mundo espiritual, desenvolvimento ou progresso. Mas se chegamos à consciência de que esse desejo é ruim, então podemos nos corrigir com a ajuda da Torá, ou seja, com a ajuda da Luz que Reforma.

A Torá é o remédio para a nossa inclinação para o mal, para o ego. A Luz pode nos curar e transformar o ego em seu oposto: o desejo por doação e amor. O poder de doação é chamado de Criador, o bom e benevolente, a Luz. Esta Luz nos influencia e quando ela ilumina com mais força, então nos sentimos mal, uma vez que sentimos o mal em vez do bem, porque não nos ajustamos a ela.

Quanto mais forte a luz se aproxima de nós, pior parecemos estar. Todos os sentimentos ruins também vêm da Luz, do Criador, sobre o qual está escrito: “Eu vou colocar sobre vocês um rei como Hamã que irá devolvê-los ao bem contra a sua vontade” (Sanhedrin 97b).

Ao fugir do mal, nós nos aproximamos um pouco da Luz. Mas este caminho é chamado de caminho do sofrimento, “em seu tempo”. Porém, nós podemos começar a nos corrigir por nossa própria iniciativa e criar a força do bem, ou seja, construir um grupo. Um grupo é o conjunto de pessoas que anulam seus egos e começam a se tornar como a força de doação.

Na medida em que trazemos a nós mesmos de acordo com o Criador, nós nos aproximamos Dele de bom grado. De tal maneira nós avançamos, não permanecemos Seu oposto, e não fugimos dos golpes. Em vez disso, somos atraídos a Ele por nossos próprios esforços. Nós não esperamos ser empurrados por trás pelo sofrimento que nos obriga a fugir; em vez disso, nós corremos em direção ao Criador por nós mesmos, e queremos Ele. Este é um movimento positivo.

Pergunta: O que significa avançar ao Criador?

Resposta: Na natureza existe uma lei simples de adaptação pela qual os objetos se aproximam de acordo com o seu grau de equivalência de forma, a equivalência de suas características. Então, se nós desenvolvemos o poder de doação dentro de nós, nos aproximamos Dele. Ao nos aproximarmos Dele, ficamos sob a Sua boa influência e sentimos o nosso desenvolvimento como bom.

Pergunta: Como pode um grupo de pessoas criar esse poder?

Resposta: Este poder é descoberto por meio da conexão entre nós. Este é um grupo único composto por dez pessoas que desistem de seus egos para atingir um lugar de conexão comum. Eles deixam seus egos para trás e querem se unir num novo lugar. Isso é chamado tornar-se “como um homem com um só coração”. O lugar comum em que todos estão conectados é chamado de “um só coração”. Desta forma eles se tornam como o Criador através do seu desejo de doar. Porque, na verdade, eles querem doar mutuamente uns aos outros e chegar à doação ao Criador através disso. Segue-se que eles se aproximam do Criador dentro do seu desejo, Ele vem ao encontro deles, e eles se encontram em algum ponto.

Depois disso, eles acrescentam outro desejo de doar a si mesmos e se encontram com o Criador, aproximando-se cada vez Dele, até que alcançam plena semelhança e equivalência com Ele. É assim que Israel age, como alguém que anseia pelo Criador, Yashar-El” (direto ao Criador). Neste caminho, há 125 níveis espirituais ou cinco mundos superiores, que é toda a nossa realidade.

O início deste caminho em que estamos agora é chamado “este mundo” (Olam ha Zeh) e seu ponto final é chamado o “fim da correção” (Gmar Tikkun).

De KabTV “O Encontro dos Mundos” 20/06/14