Sair Da Pele Da Serpente

Dr. Michael LaitmanDurante a escravidão no Egito, a pessoa deve esclarecer o que significa o exílio e o que significa a redenção no sentido espiritual, e não apenas em sua descrição material. Se nós estamos falando com as pessoas na rua, para todas elas haverá vários entendimentos dos conceitos de exílio e redenção, mas todos vão ser o oposto aos que se pretende deles na Torá.

A pessoa não vai entender isso, enquanto não sentir que não pode permanecer dentro de sua pele por mais tempo, dentro desta serpente que a sufoca. Sob nenhuma circunstância ela estará pronta para permanecer sob o controle desta serpente por mais tempo, mesmo que anteriormente vivesse de forma magnífica e divertida sob ela.

Mas agora ela vê sua redenção apenas na sua descoberta da capacidade de doar, de amar, de se conectar e corrigir todas as partes de sua alma. Ela vai começar a ver o mundo inteiro como a sua alma, que ela deve organizar a fim de possibilitar que o Criador seja descoberto nela e alcance a adesão com ela.

Contanto que a pessoa não tenha preparado todas estas condições, não pode haver redenção. Caso contrário, no que haverá redenção? Quatrocentos anos de exílio é um processo de mudanças internas que nós temos que percorrer para determinar o que é a corporalidade e o que é a espiritualidade, e que tipo de redenção a pessoa espera de seu exílio.

A redenção é a descoberta do poder de doação que vai dominá-la e dirigi-la. Nesse Egito, nesse exílio, a capacidade de doar lhe é revelada. Assim, o Egito se torna o deserto, e depois disso a Terra de Israel. Tudo acontece nesse desejo; não há nenhuma outra substância. Tudo é feito e realizado nessa substância. Só a nossa relação com ela, o método com o qual trabalhamos com ela é alterado; nós as usamos com o nosso Criador.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 09/04/14, Shamati # 54