Nuvens Sobre A Fronteira Do Egito

Dr. Michael LaitmanArtigo do Rabash: “Vinde ao Faraó – 2”: O fato é que tudo o que eles construíram cairia. Isto significa que cada vez que eles construíam para si uma estrutura na obra, os egípcios chegavam, ou seja, os pensamentos estranhos dos egípcios, e arruinavam todo o seu trabalho. Em outras palavras, todo o trabalho que eles fizeram com todos os seus esforços para superar e servir na obra de santidade foi engolido no chão.

Assim, a cada dia eles tinham que começar de novo, e parecia-lhes como se eles nunca tivessem se envolvido no trabalho de santidade. Além disso, cada vez que contemplavam avançar, eles viam que não só não progrediam, como até regrediam, já que novas perguntas do tipo “quem” e “o que” sempre vinham à tona em suas mentes.

Estas são as perguntas bem conhecidas do Faraó: (Êxodo 5:2) Quem é o Senhor, a quem eu deveria dar ouvidos à Sua voz? e (Êxodo 12:26) O que vocês querem dizer com este culto? E as perguntas se tornaram cada vez mais pesadas, e se a pessoa avança dia a dia, ela se vê cada vez menos bem sucedida. Mas é preciso aceitar esta confiável evidência de avanço pois isso acontece com todos, quando nos aproximamos do êxodo do Egito.

Precisamente porque a pessoa investe muito esforço, elas lhe mostram o quanto ela não será bem sucedida. Portanto, não há possibilidade de avançar se a pessoa não for fortalecida pelo estudo, o Rav e o grupo. E isso se aplica a homens e mulheres. Não existe qualquer diferença entre eles; o processo é o mesmo.

Da 1a parte da Lição Diária de Cabalá 16/04/14, Escritos do Rabash