Cair Para Cima

Dr. Michael LaitmanDo “Estudo das Dez Sefirot”, parte 15, item 44: Agora, a libertação da escravidão do Egito é considerada como um exílio.

Libertação e exílio estão relacionados. Em circunstâncias diferentes o mesmo estado pode ser considerado um exílio ou libertação. O exílio num determinado nível pode ser espiritualmente mais elevado do que a libertação em outro nível.

Digamos que eu estou no terceiro ano da universidade e não tenho ideia do que eu estou estudando, ou seja, eu estou “no exílio.” Comparado com calouros e alunos do segundo ano, eu estou no estado de libertação, já que de alguma forma consegui subir para um nível superior ao deles.

Rabash escreve que o nível de fé que chegamos cada vez se torna a base para o próximo nível: Reshimo de Hitlabshut se transforma em Reshimo de Aviut; é assim que avançamos. Libertações se transformam em exílios.

Do artigo do Rabash “O Significado do Exílio”: “Cair” na espiritualidade não significa que a pessoa perde a fé. Significa que neste momento ela é obrigada a trabalhar ainda mais; é por isso que a fé anterior é considerada uma queda em relação ao seu estado atual.

Keter do Partzuf inferior se torna Malchut do superior. Isso prova que nunca devemos julgar o nosso estado desde dentro, mas apenas em combinação com estados relacionados. Cada vez nós somos elevados para a santidade e nunca diminuímos de grau. Mesmo que acabemos na escuridão, o novo estado de escuridão ainda é superior ao bom estado que estávamos anteriormente.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 26/03/14, “O Estudo das Dez Sefirot