A Guerra Heróica Contra A Fraqueza

Dr. Michael LaitmanRabash, “O Que Procurar na Assembleia de Amigos”: …que a pessoa deve fazer um esforço para obter o amor ao próximo. E isso é chamado de “trabalho”, uma vez que ela deve se esforçar acima da razão. Pensando de foma razoável, como é possível julgar o outro a uma escala de mérito quando a razão lhe mostra o verdadeiro rosto de seu amigo, que ele odeia?

Acontece que nós devemos nos esforçar quando não queremos. Eu não sinto nenhuma vontade de trabalhar, não tenho nenhum desejo ou interesse nisso. Caso contrário, não seria considerado esforço. Eu não sou atraído a amar o amigo e a valorizá-lo. Talvez, eu realmente precise procurar esses estados quando o amigo não me interessa, quando não gosto de estar com ele, e sinto que sou contrário a ele. Então, eu posso ver até que ponto eu posso amar o outro e posso verificar se ele me obriga a me esforçar.

Às vezes, durante uma grande Convenção ou um evento especial eu sou impressionado pelo espírito geral que é compartilhado por todos. Então, é claro, eu me sinto bem. No entanto, no momento em que deixo esta influência externa, eu imediatamente caio. Isso significa que eu não desperto sozinho. Eu não sinto como se pensasse no amor dos amigos e na conexão. A grandeza da meta também desaparece, e eu passo certo tempo sem rumo, até que sinto novamente outro despertar de Cima.

No entanto, é durante este tempo que nos sentimos sem vida que devemos nos esforçar, visto que quando sou revivido de Cima, eu não tenho nada a acrescentar de mim mesmo, e sou totalmente operado de Cima. Parece que eu opero por mim mesmo, mas eu sou totalmente operado de Cima e estou sob o domínio do superior. Portanto, tudo o que eu faço não é por minha conta.

Só quando eu não sinto o espírito da vida e me obrigo a me esforçar é considerado por minha conta. Então, isso é chamado de esforço, uma oração, uma intervenção de baixo que atrai a Luz que Reforma. Esta Luz vai me fazer sentir atraído pelo outros, a amar os amigos, e isso já vai ser por minha conta.

Tudo isso é verdade, já que eu causei a intervenção de baixo, em resposta à qual há uma intervenção de Cima, que é a Luz que Corrige que eu atraí. Assim, a minha correção também será minha. Quando eu me sinto distante dos amigos, baixo e indiferente, eu revivo o espírito da vida. O problema é apenas em como me esforçar, como ansiar pelo amor dos amigos em momentos em que me sinto totalmente sem vida.

Assim, como está escrito: “Tudo o que está em seu poder fazer, faça”. Vocês devem pensar nisso, discutir o assunto e consultar um ao outro sobre o que precisa ser feito. Isso é realmente considerado o nosso esforço.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 28/05/13