Desemprego No Mundo Dos Negócios Inacabados!

Dr. Michael LaitmanOpinião (Gavriil Popov, presidente da Universidade Internacional de Moscou): “Como é sabido, o modelo do socialismo do Estado soviético e nazista excluiu o desemprego. Não há nada mais difícil para uma pessoa do que a impossibilidade de encontrar um trabalho; é por isso que o desemprego durante a crise é o principal fator dos povos voltarem ao socialismo, ao nacional-socialismo, ao fascismo.

“A experiência do socialismo soviético mostrou que prover todos os membros da sociedade com trabalho cria estabilidade social, mas reduz o salário médio, porque o rendimento deve ser dividido entre todos, o desejo de trabalhar de forma eficaz é diminuído, e os chefes da sociedade rumam para um beco sem saída.

“O desemprego é inerente à formação moderna pós-industrial, mas é intolerável em comparação com os benefícios que o pós-industrialismo dá ao empregado. A solução deve combinar recompensas para aqueles que trabalham de forma eficiente e fornecer emprego a todos os que querem trabalhar com salários razoáveis.

“Portanto, faz sentido economicamente ter dois sistemas de trabalho:

“A esfera do trabalho competitivo, baseado na competição, onde o salário elevado estimula a eficiência;

“A esfera do emprego social, proporcionando empregos e salários suficientes para que a vida daqueles que não podem trabalhar num ambiente competitivo (idosos, deficientes, mulheres com filhos, desempregados na esfera da economia eficiente). O emprego social deve ser autossustentável. E há uma abundância de trabalho na esfera social: a coleta e reciclagem de resíduos, remediação de florestas, reparação de estradas, recuperação de terrenos baldios”.

Meu comentário: Haverá necessidade de trabalho na esfera social por muitos anos à frente. De qualquer forma, é necessário combinar o trabalho em ambas as esferas com a educação integral.