Em Desacordo Com A Nova Realidade

Dr. Michael LaitmanPergunta: No passado, a humanidade de alguma forma regulava o mal que encontrava, mas hoje parece que o mal se soltou.

Resposta: Nós temos avançado e nos desenvolvido numa ascensão constante; nosso ego cresceu ao longo dos anos, até que se tornou “redondo”. Nós sempre soubemos o que fazer com ele, e como equilibra-lo. Frequentemente, ele nos empurrou para frente para novas conquistas. Nós sempre conseguimos com ele: nós construímos, inventamos e acrescentamos algo. A deficiência nos empurrou para frente e chegamos a uma satisfação. Se não conseguíamos alcançá-la diretamente tínhamos revoluções.

As gerações mudaram; houve o tempo da escravidão, e o feudalismo, a Idade Média passou, o capitalismo veio e, finalmente, chegamos à última fase, o comunismo. Num estado “redondo” não pode haver nada além de conexões mútuas baseadas na garantia mútua.

Aqui nós temos que dizer que é o Criador que evoca a deficiência a cada vez, e por isso, a criatura recebe o poder e a mente para satisfazer a deficiência. A mudança de eras e momentos especiais é representada pelas revoluções, uma vez que tais transições só são possíveis por problemas, por mudanças dramáticas.

Portanto, hoje, em nosso estado atual, nós temos que agir de acordo com a nova liderança. Todas as antigas abordagens e métodos não funcionam hoje, uma vez que todos foram bons até o momento em que começamos a nos tornar “redondos”. Agora nós vamos receber golpes já que não estamos nos ajustando ao que está acontecendo ao nosso redor.

Estas não são insinuações de alguém, mas o processo natural dos eventos: se você não se ajusta às condições externas, você não pode culpar ninguém pelo resultado. Por exemplo, qual é o ponto em culpar os outros se você saiu num dia frio de inverno sem roupas quentes? Da mesma forma, nós estamos entrando num novo mundo agora sem estar ajustados a ele.

Foi cientificamente comprovado que na nova era é necessário um maior grau de unidade, conexão e cooperação. Mas nós continuamos como antes e, por isso, não estamos adaptados à nova realidade, com a força de liderança que nos encerrou num sistema “redondo”. Por mais de cem anos os cientistas e especialistas têm escrito sobre isso. Portanto, de quem é a culpa se não ouvimos?

O custo do nosso processo de adaptação às novas condições será a falência global, o colapso sistemático e, talvez, até a guerra mundial. Como pode ser de outra forma, se recusamos a nos ajustar à unidade e à conexão que o novo estado exige? Nós somos como a pessoa que matou seus pais e pede misericórdia ao tribunal já que é órfã.

Portanto, chegou a hora de nos adaptar ao mundo global, que vai continuar a “arredondar” ainda mais. É impossível continuar vivendo como no passado, a única maneira hoje é a unidade e a conexão, de acordo com o mundo que está se tornando um diante dos nossos olhos.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/12/12, “A Paz”