Uma Centelha Viva Da Criação

Dr. Michael LaitmanUma centelha surge especificamente da explosão, colisão, como na batida de uma pedra contra o aço. Uma centelha é algo completamente novo, é o resultado de uma colisão entre dois opostos intransigentes que lutam entre si.

Nada desse tipo existiu antes; a matéria sempre esteve sob controle do Criador. De repente, acontece uma colisão e ela produz uma centelha. Esta centelha também não existe no Criador ou na matéria: tanto na propriedade de doação quanto na propriedade de recepção. Ela é o resultado de uma batida e cria a base que nos permite crescer e nos tornar independente.

Apenas devido a esta centelha é que chamamos a força superior de “Criador”, que fez algo que não existia antes na natureza. A centelha é, de fato, a criação.

Tudo começa com uma grande ruptura, uma colisão, uma faísca. Nosso trabalho é moldar nossa vida em torno dela. Esta centelha é um ponto independente a partir do qual começa o nosso desenvolvimento, à semelhança de um feto na Mãe Superior.

A mãe possui duas forças: Hochma e Hassadim, mas nós ainda precisamos de uma centelha para começar a crescer usando essas duas forças. Caso contrário, a criação não vai existir. Só este tipo particular de sêmen “impregna” a Mãe Superior.

Você realmente acha que qualquer pedaço de matéria colocado Nela pode finalmente se transformar num ser humano? Ela não vai aceitar nada, exceto isso. Ela consiste de duas forças: doação e recepção, que estão separadas por um abismo, um hiato: o terço médio da Sefira Tifferet. É exatamente aí que devemos inserir nossa centelha, uma vez que ela também surgiu como resultado da colisão entre duas forças contraditórias. Quando nós somos colocados dentro da mãe, bem no meio das duas forças opostas de Hochma e Hassadim, na Klipat Noga, nós começamos a crescer lá, o que é chamado de “a semente da pessoa também é abençoada”.

Se eu escolher o desejo de desfrutar na medida em que sou capaz de criar uma tela (a intenção de doar) para ele e os conecto junto, isso significa que eu criei a mim mesmo. Claro, eu faço isso com a ajuda do superior: o grupo, o ambiente e Bina. Assim, a entidade formada lá dentro é chamada de homem ou Adão.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 21/03/12, TES