Um Homem E Uma Mulher Como Traços Da Natureza

Dr. Michael LaitmanPergunta: Meus pais se divorciaram e deixaram sua marca em mim. Eu sei que há muitas pessoas da minha geração que também são afetadas por isso. Nós temos medo das mulheres. É muito difícil confiar nelas.

Resposta: Eu não entendo os seus problemas, porque nós falamos de coisas totalmente diferentes. Nós não falamos de homens e mulheres como corpos biológicos, um conjunto de cromossomos, genes e hormônios.

Nós falamos de homens e mulheres como traços da natureza (e isso é muito importante para nós!), quando nós, como adultos, entendemos como usar adequadamente nossos pontos fortes e fracos a fim de alcançar um objetivo comum. Pessoas sérias se reúnem aqui, que querem alcançar isso e não se preocupam com os problemas cotidianos entre homens e mulheres em nossa vida regular. Nós ficamos longe da vida material e subimos acima dela. Queremos usar nossas qualidades espirituais, masculinas ou femininas, de forma a apoiar uns aos outros e ascender. Precisamos ir juntos em direção à meta, a fim de alcançá-la.

Cada um de nós tem a sua própria missão, o próprio papel, mas não pode ficar sem os outros. Apenas a nossa combinação mútua torna a nossa conexão produtiva.

Nós aprendemos sobre Aviut (desejo) e Zakut (tela). É necessário ter ambos como complementares e iguais entre se. Um não pode existir sem o outro. Se a tela fosse maior do que a Aviut, onde ela surgiria desde o início? A tela não pode ser diferente, porque só aparece no topo do desejo. Se o desejo for maior que a tela, isso significa que ele não está mais voltado para a doação, mas sim para a recepção. Assim, é importante ter uma combinação certa de qualidades masculinas e femininas.

Eu gostaria de enfatizar que falamos de qualidades, não de hormônios ou outros traços materiais. Sob o conceito de “mulher” entende-se uma aspiração em direção à espiritualidade, e o “homem” é a realização dessa aspiração que de forma alguma se aplica a este mundo.

Da Convenção de Vilnius 23/03/12, Lição 2