Para Receber O Pagamento, Mude-se Para A Espiritualidade

To Receive The Payment, Move To SpiritualityBaal HaSulam, Carta 12: Mas é tolice pensar que o Criador é obrigado a abençoar exatamente o lugar onde a ação acontece. Pelo contrário, geralmente, a ação está num lugar e a bênção em outro lugar, num lugar onde a pessoa não faz nada, porque ela não sabia ou não podia fazer nada lá.

Nós nos esforçamos num lugar e o resultado é revelado em outro, e assim não entendemos onde desaparece todo o nosso trabalho. Na verdade, não sabemos que tipo de trabalho estamos fazendo. As nossas ações são boas ou más? Será que elas levam à meta ou não? Quem as realiza: nós ou o Criador? Nós não entendemos tudo isso porque estamos num estado muito confuso.

Por que estamos em ocultação? Nós não sabemos exatamente o que devemos fazer com ela, não sabemos se agimos corretamente ou não… Por que é que o nevoeiro, a confusão, a falta de compreensão, a falta de orientação, ou a falta de responsabilidade produzem algum resultado de acordo com o princípio de “eu me esforcei (trabalhei) e encontrei?”. Por que isso é chamado de esforço? Não seria melhor se nos dissessem por escrito exatamente o que devemos fazer?

Não, isso não funciona assim. Embora não possamos concordar com esta abordagem, ela é descrita em inúmeros lugares nos escritos Cabalísticos, em milhares de fragmentos.

O nosso trabalho é abstraído de resultados, e é realmente muito difícil aceitar isso. Eu tenho que agir como um “boneco”, como um animal, como um louco. Oferecem-me uma mentira: abraçar os amigos enquanto eu não quero, falar sobre o amor enquanto não o sinto… Em suma, eu tenho que fazer o que não entendo.

Este dualismo é necessário para que possamos subir deste mundo para o mundo espiritual. O mundo espiritual é oposto a este mundo, é estranho e imperceptível. Portanto, através dessas ações incompreensíveis nós adquirimos os vasos que nos guiam para o lugar que não atingimos ainda.

Portanto, nós precisamos das ordens de Cima para cumprir essas ações. Nós queremos entrar na dimensão que não anda junto com os nossos atributos de forma alguma e, na verdade, não há nada que nos atraia nessa direção. Nós temos que agir “automaticamente”: os Cabalistas dizem e nós fazemos.

Se a pessoa entende que não há escolha, se ela realmente quer chegar a um grau mais elevado, então ela está ciente do fato de que este é um nível totalmente diferente e não é de forma alguma um acréscimo quantitativo. Eu não vou ser mais esperto ou entender mais, eu não vou adquirir mais bênçãos terrenas. Eu atuo na suposição de que este mundo está esgotado e acabado. Não há nada que eu possa acrescentar aqui.

Eu estou me preparando para adicionar mais alguma coisa a mim mesmo: um grau espiritual. Portanto, eu tenho que estar equipado com os vasos, as Luzes, discernimentos e Reshimot (genes informacionais): com tudo que pertence ao mundo espiritual.

Da Convenção de Arava 25/02/12, Lição 7