Evolução E Divina Providência

Dr. Michael LaitmanPergunta: Como podemos conciliar a evolução e a Divina Providência?

Resposta: Tudo está de acordo no universo. Tudo é controlado, exceto o livre arbítrio, a fim de acelerar o nosso progresso conforme a nossa consciência das leis do Criador e segui-las voluntariamente, apesar do nosso egoísmo. Nós fomos criados à semelhança ao Criador, e, depois, no nosso mundo, nos encontramos opostos a Ele.

Conforme a nossa aspiração voluntária em nos tornarmos semelhante a Ele, ou seja, na propriedade de doação e amor, apesar do nosso egoísmo, nós revelamos o mundo superior – o espaço preenchido com a força revelada de doação e amor, o Criador. Mas tudo isso ocorre de acordo com as leis dos quatro estágios do desenvolvimento da Luz direta.

Assim, há quatro constantes fundamentais que constroem o nosso mundo. Seus valores numéricos são baseados na relação entre a Luz e o desejo e determinam toda a estrutura do mundo: os átomos, planetas, estrelas e a vida na Terra. Todos os sistemas naturais são o resultado do equilíbrio das quatro interações:

– A força da gravidade tende a comprimir
– A força eletromagnética cria uma pressão interna
– A força liberada em processos nucleares
– A força das interações nucleares fortes e fracas

A estrutura de qualquer sistema depende da interação destas forças, isto é, dos valores numéricos das constantes fundamentais; uma mudança muito pequena nelas teria tornado a existência do mundo impossível. É absolutamente inacreditável que tal combinação impossível possa ser o resultado do acaso.

Para sobreviver, um ser humano requer condições especiais, e quaisquer alterações dos valores numéricos das constantes fundamentais excluiria a existência de vida.

Assim, em seu progresso espiritual, a pessoa deve seguir as regras das relações da Luz e do desejo, e, depois, eles vão chegar à união, e a pessoa vai sentir a manifestação da vida em sua união (semelhança). Assim, nos quatro estágios (alfabéticos) da distribuição da Luz (o Nome do Criador), a física, a evolução e a governança superior concordam.