A Vida É A Calibração De Nossos Atributos

Dr. Michael LaitmanTudo depende dos atributos de uma pessoa, do estado em que ela. Diz-se: “um aluno que foi exilado, seu professor está exilado com ele”. Tudo é medido apenas em relação ao receptor: “é preciso um para entender o outro” e “o amor cobre todos os pecados”.

Isto é o que torna a percepção de um Cabalista diferente de uma pessoa comum. Um Cabalista entende que recebe da Providência superior e vê uma imagem como resultado de infinitas imagens que são reveladas a ele. Tudo isto é revelado de acordo com o plano superior e os esforços que ele faz abaixo.

Assim, o ponto onde o plano de desenvolvimento de uma pessoa e o seu esforço se encontram é a imagem dos fenômenos que ela vê e sente.

A percepção pode ser interna e externa. Externamente a pessoa recebe tudo o que lhe é revelado como fatos, as leis deste mundo. Ela entende que tudo vem do Criador, e que é assim que o Criador lhe mostra o mundo. Esta é a perspectiva do “patrão”.

A perspectiva da Torá é o entendimento de que o Criador está me mostrando toda a imagem que eu vejo, mas ela é revelada no meu desejo de receber de acordo com os meus atributos. Dois diferentes comportamentos e percepções derivam disso, como se diz: “a opinião da Torá é o oposto da opinião dos patrões”.

Portanto, no grupo nós temos que tratar os amigos, o Rav, o ambiente e os livros com respeito, apesar do desrespeito que sentimos em relação a eles internamente. Se a pessoa quer avançar, ela está constantemente nesta luta, porque o seu ego cresce constantemente, mostrando-lhe a baixeza de tudo o que não faz parte de seu interesse próprio.

Nós temos que preservar o sentimento interno da grandeza do Criador e da fé no Rav, tratar os amigos como os maiores em nossa geração, e apreciar a qualidade do grupo mais do que a quantidade. Temos que fazer tudo isso para calibrar o nosso vaso corretamente.

Se tudo é revelado dentro de mim de acordo com meus atributos atuais, eu tenho que me relacionar de acordo com a realidade que me mostra como eu deveria mudar meus atributos, para que eu possa constantemente ser capaz de avançar através disso.

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá 17/04/12, Escritos do Baal HaSulam