Seja Relevante

Dr. Michael LaitmanPergunta: Quando começamos a falar sobre os problemas globais durante a aula, muitos de nossos amigos tomam isso negativamente sentindo que estamos “perdendo” parte da aula. Eu sinto que esta atitude deve ser alterada. Sem assuntos atuais não temos o direito de existir. Se não formos pessoas relevantes (pertinentes) não vão nos ouvir.

Resposta: Isso também é verdade. Baal HaSulam escreveu sobre os Cabalistas de Jerusalém, que estudavam a Cabalá como a matemática e não percebiam que ela trata da conexão entre nós, sobre como corrigir o vaso quebrado. Hoje, nós descobrimos a quebra da alma comum de Adam HaRishon (primeiro homem), e por isso a sabedoria da Cabalá nos é revelada, a fim de corrigirmos a quebra.

Se não analisarmos os acontecimentos atuais a partir dessa perspectiva, então por que devemos estudar a sabedoria da Cabalá? É claro que nós estudamos somente por este motivo. Perder a lição significa que eu saí da aula e durante todo o dia não tenho nada no que me apoiar, de modo que a minha vida não terá um propósito. Se a minha sabedoria não está conectada à verdadeira “substância”, ela desaparece. Mesmo que eu me sinta importante, que eu adquiri alguma coisa, e que eu entendo alguma coisa, é apenas uma satisfação egoísta, nada mais.

Portanto, se alguém pensa que nós estamos falando sobre problemas atuais apenas para passar o tempo, então ele não deveria vir aqui. Afinal, ele está aqui graças à relevância destes assuntos atuais. Só por isso cada um de nós foi trazido aqui para que pudesse contribuir para a correção do mundo. Mas se a pessoa estabalece para si outro objetivo, ela pode sair. Nós não precisamos dela.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá 01/02/12, “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot