Minimizar O Ego

Dr. Michael LaitmanRabash, Shlavei HaSulam (Degraus da Escada), “Propósito da Sociedade 2”: Para ser integrado um no outro, cada indivíduo deve se anular perante os outros. Isto é feito quando cada indivíduo vê os méritos dos amigos e não seus defeitos. Mas quem pensa que é um pouco maior do que os amigos já não pode se unir com eles.

Para nós sermos integrados um no outro, eu tenho que “anular” a mim mesmo, abaixar a minha cabeça (seta preta), ao invés de me considerar igual ao outro. Por quê? Afinal de contas, nós nos unimos e assim temos que ser iguais (seta verde)?

Na verdade, eu brinco constantemente com meu egoísmo, que quer “colocar-me num pedestal” (seta vermelha) o tempo todo. Se eu resistir e “minimizar o ego”, eu tenho uma chance de alcançar a interconexão.

Pergunta: Um trabalho muito bom é necessário aqui: por um lado, eu quero dar ao grupo o meu máximo, mas por outro lado, eu tenho que me anular. Um parece contradizer o outro.

Resposta: Isso é porque nós trabalhamos confrontando o nosso egoísmo. Se a minha atitude para com os amigos fosse neutra, eu não teria problemas. No entanto, eu estou “no negativo” desde o início, e eu tenho que cobri-lo.

A mola do meu egoísmo constantemente me puxa para cima, para a auto-importância (a). Assim, para neutralizá-la, tenho que aplicar uma força oposta (b). Em seguida, a partir dessas duas forças a terceira será formada (c). É assim que eu chego à fórmula de interconexão: a-b = c. Eu não tenho outra escolha.

Pergunta: Isso também se aplica à convenção de Arava?

Resposta: Você tem que minimizar o seu ego ante o grupo o tempo todo e constantemente ascender, despertando o grupo em direção à meta. Para elevar o grupo, você precisa “vir de cima”, enquanto o seu trabalho individual exige auto-anulação.

Da 4ª parte da Lição Diária de Cabalá  19/02/12, “Conselhos para a Convenção de Arava”