Escolher Nascer

Dr. Michael LaitmanPergunta: Qual é o significado da expressão “Não há coerção na espiritualidade”?

Resposta: Não há coerção no mundo espiritual porque, no final, tudo depende do esforço da pessoa.

Neste mundo recebem-se leis, e no mundo superior, doação. Em ambos os casos sou obrigado a obedecer, e isso é coerção Afinal, essas são as leis da natureza.

Pegue a lei da gravidade, por exemplo, esta é uma força fixa, que imediatamente me puxa para o chão. Você consegue resistir à sua coerção? “Eu não quero que ela opere em mim, eu tenho meus próprios planos”. Isso não vai funcionar. A lei funciona, quer você goste ou não. É o mesmo ocorre com as leis da doação e recepção. Toda realidade está repleta de coerção.

Você é livre somente quando você escolhe. Que tipo de escolha é essa? A escolha é mudar da recepção para a doação com a ajuda do grupo, da Luz que Reforma, e do professor. Na verdade, recepção e doação significam uma lei, uma força. Sua escolha está em como você a obedece: positiva ou negativamente. Você faz essa escolha por si mesmo.

Então, qual é a sua escolha? Vale a pena ou não aderir à doação? Você sabe tudo o que aconteceu previamente e algo que vai acontecer no futuro. Nós ainda não podemos sentir e tocar o lugar onde a escolha é feita. No entanto, na verdade, um vazio incrível se abre para você lá.

Muitas vezes, nós mencionamos a fábula do verme que vive dentro de um rabanete. Quando ele faz um furo na casca, um mundo inteiro é revelado a ele. É uma abertura muito estreita, e é escolha do verme nascer ou não. Cada vez que você faz uma escolha outra pequena parte de você nasce, e você entra no novo mundo que já está preparado para você.

Embora seja uma ação muito leve e tênue da minha parte, é como se eu operasse um enorme sistema simplesmente apertando um botão. O lugar onde eu faço a escolha é exatamente a “espiritualidade”, onde não há coerção. Eu abro um novo mundo para mim, e minha atitude para com ele se torna livre.

A lei opera em ambos os lugares, mas quando eu entro no mundo da doação, eu adquiro a liberdade: tudo isso é meu, o desejo de receber corrigido com a intenção de doar, e eu o controlo. Eu sou realmente livre; com este desejo, eu posso realizar qualquer ação de doação que eu queira. Esta é a única coisa que eu quero, e não há restrições.

Por isso se diz: “Não há coerção na espiritualidade”. Eu nasci e transcendo de uma maçã podre para um mundo maravilhoso, com sol, ar fresco e pássaros que cantam. Quando eu atravesso essa passagem estreita, eu adquiro uma nova atitude que está baseada na doação e me adapto ao grande mundo. Nele, eu sou livre.

Da 4a parte da Lição Diária de Cabalá 15/02/12, “Introdução ao Estudo das Dez Sefirot