Elevando-se Acima Do Seu “Animal”

Dr. Michael LaitmanPergunta: Que ações não são permitidas e não serão toleradas por um grupo que está aprendendo a educação integral? Por exemplo, num grupo de psicoterapia, a violência física é proibida. Há alguma limitação desse tipo num grupo de educação integral?

Resposta: Eu não encontrei nenhuma, então eu não acho que existam. Presumo que expressões de energia negativa são possíveis, mas, possivelmente, de uma forma nebulosa.

Eu acho que todo mundo vai perdoá-las, e até mesmo as vítimas serão perdoadas se o comportamento conduzir à realização do mal e porterior correção. Isso acontece entre as pessoas.

Nós começamos com um nível muito baixo: o egoísmo, os hábitos e filosofias adquiridos de nossa antiga sociedade. Tudo o que há nele ainda está sujeito à correção. Não há nada que possa ser feito aqui.

Isso não é motivo para expulsar uma pessoa do grupo. Eu acho que o grupo vai entender se houver uma razão objetiva. Às vezes, as pessoas voltam para as drogas, alcoolismo, e assim por diante.

A única coisa que tentamos fazer é nos certificar de que existam relações igualitárias no grupo. Em outras palavras, é preciso que haja o mínimo possível de relações “animais”, principalmente porque nós queremos elevar o grupo espiritualmente. É preciso haver a menor possibilidade de relações sexuais, especialmente as acidentais. É claro que não há problema quando as pessoas se descobrem, se gostam, e realmente tem a intenção de se conectar, mas isso também introduz certa quantidade de dissonância.

Em primeiro lugar, eu gostaria de criar grupos de homens e mulheres juntos, e daí eu iria separá-los por algum tempo, porque o método da união ainda é diferente para homens e mulheres. Então, uma vez que eles forem capazes de se elevarem, eles já não vêem o gênero, mas sim algo comum em seu lugar. Isto não é um nível simples. Imagine: a pessoa precisa se elevar acima de sua natureza, seus instintos naturais, seu ímpeto sexual, sua fundação muito básica.

No entanto, uma vez que ela ascende, esses limites podem desaparecer literalmente. Eu digo “pode” porque eu ainda não o observei. Eu acho que, no final, pode ser um grupo misto avançando novamente.

Da “Discussão sobre Educação Integral” # 9, 15/12/11