Divorciando-se do Mundo Inteiro

Estamos presenciando um fenômeno novo e fascinante: a nossa sociedade está se tornando integral. Não é mais apenas em relação aos bancos e indústrias estabelecendo parcerias em todo o mundo, trocando matérias-primas, mercadorias, alimentos e assim por diante. Hoje mesmo. as culturas do mundo e sistemas de educação estão se fundindo em uma mistura única e universal. Todos esses elementos estão interligados e interdependentes em todos os sentidos.

Não é por acaso que a mídia moderna tornou possível para nós ficarmos a par de tudo o que está acontecendo no mundo. Em si, o conhecimento não significa necessariamente qualquer coisa, mas já nos torna dependentes um do outro. Se esta dependência existe em uma família, bem estrita, então é para o benefício de todos, pois dá confiança e prazer. Mas se não é uma dependência boa, então a família se desfaz.

O problema é que nós simplesmente não podemos nos  divorciar ((uns dos outros)), precisamente porque estamos unidos na escala global. Podemos odiar e rejeitar o outro, mas somos totalmente dependentes um do outro, ao mesmo tempo. A natureza nos aprisionou nesta terra, esta superfície pequena, e nós não temos para onde fugir um do outro.

A cada dia que passa nossa interdependência cresce mais forte. Quando as pessoas ou nações entravam em conflito no passado, o pior que faziam era matar um ao outro. Hoje, no entanto, se começarmos a lutar, nós vamos derrubar o mundo inteiro conosco, como as armas modernas à nossa disposição vão destruir todas as coisas vivas. Daqui se conclui que somos inteiramente dependentes de todo mundo em todos os aspectos, tanto os bons como os maus.

Este é um grande problema porque o nosso ego não sente medo e se recusa a comprometer-se de forma alguma. O ego cresce e se desenvolve, mas nossa razão não evolui com ele. Como as nossas armas crescem em força destrutiva, continuamos cheios de inveja, sede de poder, crueldade e afins. Estas nuvens de ódio mútuo enchem as nossas mentes, e se isso continuar, poderemos facilmente acabar destruindo tudo.

Vemos que a natureza está nos trazendo a maior reciprocidade e interdependência, que não podemos escapar, como uma família que não pode se divorciar-se. Então o que podemos fazer sobre isso? Temos que encontrar uma solução. E a solução é clara e inequívoca: para restaurar a paz “na família”, em nossa casa, entre todas as nações e todas as pessoas. Isso não deve ser feito através de agressão, mas de uma forma onde cada um faz sua parte com total integridade.

Por atualizar uma solução, da qual depende a nossa sobrevivência, nós vamos, sem dúvida, ver exatamente como organizar tudo no mundo, o mundo vivo como uma sociedade, como uma família, e as relações entre nós. Vamos perceber o que todo mundo precisa complementar todos os outros. Nós saberemos como educar a nós mesmos, os “filhos adultos”, e as crianças reais, a próxima geração, para tornar mais fácil para eles entrarem no bem, o mundo quente e suave. Saberemos como nos assegurar que ninguém será capaz de agitar a humanidade contra si mesmo daqui para frente.

Muitos cientistas estão falando sobre o fato de que o mundo se tornou redondo, devido à sua interdependência, que não podemos fugir um do outro, e que , pelo contrário, a nossa interdependência está em constante crescimento, momento a momento, dia após dia. Eles nos advertem sobre os perigos da adoção de políticas de protecionismo e isolamento, em um esforço para desconectar uma nação de outra.

A razão é que tais tentativas se opõem ao processo que estamos passando desde a época que nos tornamos humano até este dia. Olhando para a história humana, é claro que qualquer tentativa de ir contra as leis da natureza nunca foi bem sucedida, e isso foi colocado de forma suave.

Este comportamento não é o equivalente a não saber, mas a não observar as leis da natureza. O resultado está em causar danos imediatos para mim mesmo. Toda a tecnologia, ciência e sabedoria que nós compilamos eleva-se a nós para aprendermos a seguir as leis da natureza. Nós atualizamos nossas ferramentas de pesquisa para descobrir mais das leis da natureza com o objetivo de usá-las para nosso benefício.

O melhor é conhecermos as leis da natureza, particularmente aquelas que dizem respeito ao meio ambiente, sociedade, humanidade e psicologia humana e social, melhor vai ser capaz de usá-las nos nossos relacionamentos, e muito mais nós ganharemos com isso. A única outra opção é iniciar um “divórcio” e tudo o que isso implica, o que significa uma guerra mundial, o que poderia ser o fim de toda a humanidade na Terra.

[65974]
Da KabTV “Uma Nova Vida” Episódio 1, 27/12 / 11