Uma Pessoa Espiritual Num Veículo Da Terra

Dr. Michael LaitmanA restrição não afeta os níveis inanimado, vegetal e animal dentro de mim. Eu devo existir e fornecer tudo o que preciso para mim. Não há vergonha em receber dessa forma. Mas quando eu termino os três primeiros níveis e começo a pensar no quarto nível, o humano, é quando começam as perguntas, e surge a liberdade de escolha: eu devo continuar a receber para o meu próprio benefício ou começar a doar ao próximo? Todos os argumentos, análises e ações giram em torno disso.

Como estes primeiros níveis estão livres da restrição, faça o que você quiser com eles, porque você está tomando o que sua natureza exige em prol da existência. Cada pessoa deve tomar o que precisa para ter uma vida normal. Uma vida normal significa tanto quanto ela exige para libertar o seu coração e mente, a fim de cuidar do ser humano. Isso simplesmente é a nossa responsabilidade. Assim como nós devemos doar no quarto nível, também devemos receber nos três níveis anteriores.

Acima disso, todo o quarto nível só existe para a doação. A restrição foi feita nele: a Luz Refletida é o mandamento de alcançar a equivalência com o Criador. Nós devemos sentir isso muito bem.

Em outras palavras, há partes dentro de mim que devem existir, tais como o coração, o cérebro e todas as minhas qualidades pessoais, mas elas existem como carne normal, como matéria. Existe uma camada adicional em cima disso que é o trabalho interior e espiritual do ser humano dentro de mim. Esta é a quarta fase dentro da quarta fase (Dalet de Dalet), que segue os três estágios prelimimares de desenvolvimento dentro do próprio homem. É esta fase que realiza uma restrição e uma decisão com respeito à tela (a Luz Refletida) e à equivalência de qualidades.

Isso é o que significa estar no nível humano, onde nós evoluímos da natureza inanimada, vegetal e animal e deixamos de ser primatas. É por isso que, mesmo estando no nível  humano, nós ainda mantemos todos os níveis anteriores do corpo inanimado, vegetal e animal, bem como todo o nosso desenvolvimento corpóreo da ciência, intelecto e sentimento. No entanto, quando alcançamos o nível humano, nós o percebemos como uma aspiração especial que desperta em direção ao Criador.

A restrição, o trabalho interno e a ocultação só se aplicam a ele e nada mais. É por isso que o mundo espiritual não leva em conta como as pessoas se comportam em suas vidas cotidianas. Quando toda a humanidade em geral atinge o estágio da correção, este começa a preocupar a todos, mas através do tornar-se incluído um no outro.

É por isso que aqueles que até agora não sentem um despertar em direção ao mundo espiritual não precisam fazer nada sobre isso. A própria natureza irá encaminhá-los através de golpes. Toda a responsabilidade recai sobre aqueles que foram despertados.

Nós devemos enfatizar e cuidar do desejo que pertence ao nível humano, onde a pessoa sente como se pertencesse ao Doador de alguma forma. Tudo o resto pertence à existência essencial que não pode ser “condenada nem elogiada”. Nós trabalhamos somente com o desejo Dalet de Dalet, no qual devemos concentrar a nossa atenção. Ele só pode ser cultivado através de uma conexão universal e mútua na sociedade.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 04/09/11, TES