A Palavra Que Nos Atrai Para Cima

Baal HaSulam, O Estudo dos Dez Sefirot Parte 1, “Tabela de respostas para tópicos,” Pergunta 56: Qual é a linguagem comum na sabedoria da Cabala?

Esta linguagem é uma “linguagem de ramos” que aponta para suas raízes no superior. Isso é porque “Não existe nem mesmo uma única folha de grama abaixo que não tenha uma raiz acima.” Portanto, os sábios da Cabala têm juntos uma linguagem que está equipada para implicar através dos ramos e ensinar as raízes superiores.

Não há palavras que ouvimos ou lemos nos livros cabalísticos que não nos levam para o alto! Neste mundo, somos capazes de expressar qualquer conceito de várias formas: ouvir uma palavra, vê-la por escrito, dizer isso em voz alta, mas a essência da palavra ainda irá apontar para a sua raiz.

Em outras palavras, a linguagem dos ramos não representa a raiz ou constitui seu ramo material, mas sim nos mostra a atitude do ramo para a raíz. Cada ponto da palavra de baixo para cima, ou seja, a partir da propriedade de recepção para a propriedade de doação.

Obviamente, as palavras “para baixo” e “para cima” não implicam posição no espaço, mas significam noções qualitativas. Quando percebido de maneira correta, cada palavra sempre tende a mover-nos do estado de recepção para o estado de doação. Quanto mais penetrarmos cada palavra, mais ela nos eleva para o estado de doação.

[50133]

A partir da 3 ª parte da Lição Diária de Cabala de 11/07/2011, Talmud Eser Sefirot

Material relacionado:
Sentindo As Raízes Superiores Através Dos Seus Ramos
Os Ensinamentos da Linguagem de Origem e Ramificações