Um Pensamento

Dr. Michael LaitmanNós precisamos nos concentrar em um pensamento: a união entre nós. Nós estamos  aprendendo tudo da natureza, porque não há nada artificial na Cabalá. Os Cabalistas são pesquisadores, físicos do mundo superior. Eles revelaram suas leis e nos dizem o que está acontecendo conosco.

Eles revelam que no mundo espiritual nós estamos todos conectados, não só através dos corpos físicos, mas através das conexões internas. Neste mundo material cada um de nós tem uma centelha dessa conexão, um pequeno desejo pela espiritualidade.

O desejo de cada pessoa pela espiritualidade é colocada dentro de seu ego, e por esta razão é chamado de ” o ponto no coração.” Este ponto está rodeado pelo coração escuro egoísta e, portanto, eu não sinto que minha centelha quer se conectar a qualquer outros faíscas.

Se nós pudéssemos ver o mundo espiritual, os níveis espirituais, descobriríamos que todas as nossas centelhas estão conectadas entre si e se tornam um Kli ou desejo geral. Em um nível espiritual mais elevado, estas centelhas estão ainda mais conectadas e, em vez da Luz de Nefesh, a alma é preenchida com a Luz de Ruach. Em um grau ainda maior, elas estão ainda mais conectadas e, portanto, alcançam a Luz de Neshamah, e assim por diante.

Não há nada exceto a conexão dessas centelhas que já existem em nós! É por isso que a sabedoria da Cabalá se dirige a elas em particular. Nossos pensamentos devem estar focados apenas em como conectar os nossos desejos pela espiritualidade. Se formos bem sucedidos, mesmo em pequena escala, chegaremos à revelação do Criador às Suas criaturas.

O desejo de cada pessoa pela espiritualidade é colocado dentro de seu ego, e por essa razão é chamado de “ponto no coração”. Esse ponto é circundado pelo coração egoísta escuro e, por isso, eu não sinto que minha centelha quer se conectar com outras centelhas.

Você deve entender que aqueles que fugiram do Egito não eram melhores do que nós. Isto é uma fuga do egoísmo, do Faraó,  na escuridão e incerteza, juntamente com as mulheres, crianças, idosos, e os escravos. Este é exatamente o nosso estado, e não existe pessoa que não esteja apta para isto. Isto é possível de ser alcançado.

Tudo depende apenas de nossos esforços. Afinal, a única ação livre que nós podemos fazer é  ficarmos inspirado pelo ambiente.

Eu sou responsável pelo meu ambiente. Apenas eu posso despertá-lo, não o Criador. Se nós  desenvolvessemos um desejo de conectar todos e recebessemos a influência do ambiente, ele faria o trabalho! “Faremos e escutaremos”!

Da Lição 1, Convenção Mundial de Cabalá  09/11/10