Entre o Céu e o Inferno

O Zohar, Capítulo “Tazria (Quando a Mulher Dá à Luz), Item 20: Quando a alma descende à entrada deste mundo, ela primeiro descende até o Jardim do Éden da terra, e vê a glória dos espíritos dos justos de pé coluna por coluna. Posteriormente, ela vai ao inferno e vê os malvados gritando “Ai! Ai!” e ninguém os compadece. É lhe dado testemunho de tudo: os malvados testemunham como eles são punidos por cada pecado, e os justos testemunham a boa recompensa que eles recebem por cada Mitzva [boa acção, mandamento]. E essa imagem sagrada fica sobre ela até que ela parta para este mundo.

O Zohar fala sempre sobre uma alma, um homem. Fale ele sobre o Jardim do Éden e o inferno, ou sobre os justos e os malvados – todos eles estão incluídos num homem.

Quando entramos no sistema da nossa alma, tornamo-nos submersos na nossa realidade interna e examinamos todas as possibilidades lá. É isto que pretende-se dizer com viajar entre o Jardim do Éden e o inferno, e observar o que lá está a acontecer. Por outras palavras, nós criamos um mapa contendo a rota do nosso avanço espiritual.