Uma Moeda Que Vale Muito

Pergunta: Cabalistas descrevem uma solução, e muitas pessoas no mundo concordam e estão dispostos a executá-la. O que nos falta?

Resposta: Nós não temos a percepção da urgência. Tudo que diz respeito à espiritualidade só pode ser realizado devido à falta de esperança, uma necessidade urgente de vida ou morte. Assim como no Monte Sinai: Ou você une ou este será o local de sua morte. Uma pessoa é incapaz de sair do amor próprio, até mesmo o mínimo, até ela ver que não tem outra escolha.

Portanto, qualquer decisão sobre o caminho exige que sejamos empurrados para a frente com golpes fortes de medos, preocupações, perigo de perder tudo, e assim por diante. Isso é chamado “o caminho do sofrimento.” Afinal, o Criador representa uma lei universal da natureza que não tem nenhuma proteção ou compromissos.

A outra possibilidade é avançar com a ajuda da Luz que revela a situação e mostra-nos a verdade. Em seguida, cada pessoa suporta, fortalece e está disposta a ajudar a todos para que o grupo sinta a necessidade e vontade de revelar o verdadeiro estado.

Se avançarmos em direção a ela juntos, já não parece tão horrível para nós, como no caso de eu receber sofrimento. Pelo sofrimento, eu continuo egoísta e eu só vejo o perigo à frente. No entanto, se eu me anular perante o grupo, uma parcela centésima do sofrimento será o suficiente para eu perceber-lhe em toda a extensão.

Ao baixar a cabeça diante dos amigos, eu intensifico a minha sensibilidade ao sofrimento. Agora eu sofro porque eu estou imerso no egoísmo. No grupo eu me torno mais sensível e, agora, se uma parcela centésima do meu ego é demonstrado para mim, maior experiência do sofrimento e estou pronto para livrar-me dele da mesma maneira como se eu tivesse experimentado toda sua carga.

Isto é o que os amigos me dão: Eles separaram meu fardo comigo. É como na parábola do rei que precisava enviar suas riquezas para um país distante. Seus servos, que eram egoístas, iriam roubar as jóias. Portanto, ele deu a cada um deles uma moeda. Não faz sentido roubar uma só moeda, portanto cada servidor entregou uma moeda no ponto de destino.

Se avançarmos juntos, curvando-se diante do outro, então não precisamos de passar por uma guerra mundial. O fato de exercer um esforço e não conseguir nada é suficiente, mas já causa sofrimento que vai fazer o que é suposto nada.

Afinal, os anos passam e eu ainda tenho. Como pode ser isso? O que está acontecendo? A unificação intensifica a dor causada por esforços inúteis. Essa dor vai ser suficiente para nos levar a querer fugir dela, ascender para um nível espiritual, e entregar nossa parte do tesouro do rei.
[25144]
Da 1a.  parte da Lição Diária de Cabala de 28/10/10,”De Acordo Com o que é Explicado Sobre o Amor ao Próximo Como a Si Mesmo”