À Semelhança Do Mundo Espiritual

530Comentário: O grande Cabalista, filósofo e médico do século XII, Rambam, dedicou muitos de seus trabalhos médicos à alimentação e ao consumo de alimentos. Ele disse que é melhor para uma pessoa usar todos os cinco sentidos durante a refeição. Ou seja, a refeição deve ser acompanhada de cheiros, música, incenso e assim por diante.

Minha Resposta: Não usamos mais incenso, embora pequenas caixas de rapé com tabaco para inalar fossem muito populares entre os Cabalistas.

Pergunta: Qual é a razão pela qual uma pessoa precisa usar todos os cinco órgãos sensoriais? Essa é uma cerimônia e tanto.

Resposta: Sim, certamente. Quando os antigos Cabalistas que estudaram com o Rabash me convidaram para participar de sua refeição, isso se tornou uma cerimônia real para mim. Lembro-me de que me preparei para isso com grande apreensão interior. Significou muito para mim.

Comentário: Rambam também escreveu que era necessário mastigar os alimentos com cuidado ou nos prejudicaria. Temos dentes para isso.

Minha Resposta: 32 dentes são como 32 pedras de moer que trituram o alimento para separá-lo, prepará-lo para o consumo e depois engoli-lo. Precisamos entender a mecânica do aparelho de mastigação, o porquê temos lábios, língua, bochechas, como a boca é organizada e a que todos os nossos movimentos conduzem.

Estamos organizados de acordo com o mundo espiritual. Nosso corpo biológico é uma consequência da correlação de forças espirituais umas com as outras. E uma vez que do alto deve haver tal recepção da luz em nossos desejos, nosso corpo é projetado para absorver alimentos e se mover em direção à recepção espiritual.

De KabTV, “Estados Espirituais”, 09/07/21