“E Foi Na Sétima Vez Que Os Sacerdotes Tocaram As Trombetas”

289Profetas, Josué, 6:16: E foi na sétima vez que os sacerdotes tocaram as trombetas, e Josué disse ao povo: Gritem, porque o Senhor vos deu a cidade.

“Tocar a trombeta” significa usar a qualidade da misericórdia para correção, para doação. Normalmente, tocar a trombeta é usado apenas em ocasiões especiais, em feriados especiais: por exemplo, no Yom Kippur (Dia do Julgamento). Todos esses casos são descritos na Torá.

O som da trombeta simboliza a necessidade de invocar Bina, a qualidade de doação, que conquista e destrói completamente os restos de egoísmo que existem em nós. Afinal, os filhos de Israel já cercaram e quebraram o muro. É claro que agora haverá uma vitória final sobre todos os sete estágios do egoísmo.

Quando uma pessoa toca uma trombeta, expele o ar com seu hálito, que passa pelo chifre de um animal kosher, então uma qualidade especial de misericórdia é manifestada, que corrige os desejos egoístas, e as paredes desabam.

Pergunta: O que é esse grito das pessoas derrubando a parede? Todas as pessoas deveriam gritar e só então a parede cairia?

Resposta: Este é o grito da alma, um apelo à propriedade que desejam alcançar. Um grito não é uma palavra, não é uma canção, mas a apoteose da oração.

De KabTV, “Segredos do Livro Eterno”, 12/08/21