“Por Que As Opiniões Das Outras Pessoas São Importantes Para Você?” (Quora)

Dr. Michael LaitmanMichael Laitman, no Quora: Por Que As Opiniões Das Outras Pessoas São Importantes Para Você?

Foi demonstrado em vários experimentos de psicologia social, e os Cabalistas há muito descrevem isso como um aspecto fundamental de nossas vidas, que as opiniões dos outros são importantes para nós, mesmo que deixemos de reconhecer que é o caso.

Há um paradoxo aqui: de acordo com nossa natureza humana egoísta, que prioriza o benefício pessoal acima de tudo, não consideramos ninguém além de nós mesmos. Por que, então, nos importamos com o que os outros pensam e dizem?

A natureza nos configurou de tal forma que entraremos em um relacionamento recíproco com a sociedade e o mundo que nos cercam.

Se a opinião das outras pessoas não importasse para nós, não seríamos capazes de atingir nosso pleno potencial humano. Isto é, não seríamos capazes de nos mudar, expandindo nossa percepção e sensação para perceber nossa interconexão e interdependência com o único sistema da natureza, incluindo nós, humanos, como suas partes integrantes.

Hoje, enquanto enfrentamos um mundo que se fecha sobre nós, com condições ecológicas, econômicas e sociais cada vez mais rígidas, a mudança para uma consciência humana conectada de forma mais positiva é de importância primordial.

Ao reconhecer a grande extensão em que as opiniões dos outros nos influenciam, podemos fazer escolhas mais sábias em relação à sociedade que nos cerca: escolher as pessoas com quem nos cercamos, ou seja, de acordo com objetivos, necessidades e valores compartilhados, e também o tipo de influência que colocamos para esta rede e transmitir aos outros.

Em última análise, a plena compreensão de nossa influência mútua nos leva a sentir a necessidade de responsabilidade mútua, consideração, compromisso, apoio, encorajamento e cooperação.

Em outras palavras, se quiséssemos compreender toda a extensão de nossa influência uns sobre os outros, nos sentiríamos na necessidade de pensar e agir positivamente uns com os outros, pois isso garantiria nossa coexistência harmoniosa. Qualquer desvio para um pensamento ou ato negativo voltado ao ódio seria considerado prejudicial a todo o sistema que compartilhamos e, portanto, também prejudicial a nós mesmos.

Sentiríamos a necessidade de construir uma nova atmosfera social envolvente que apoie, eduque e encoraje o desenvolvimento de todos para realizar a mudança nas conexões humanas e na consciência de forma positiva.

Foto acima de Priscilla Du Preez no Unsplash

Comente