Prazeres Terrestres E Extraterrestres

laitman_608.02Baal HaSulam, “A Qualidade da Sabedoria do Oculto em Geral”, Aprendizagem Prática: É a natureza desses graus que aquele que alcança encontra neles tremendo prazer e deleite quando os alcança. Isso se estende desde a entrada na vontade do superior…

Pergunta: Trata-se apenas dos degraus espirituais ou em nosso mundo material, que o prazer também é explicado pela entrada nos desejos do Criador?

Resposta: Não. Ao adquirir gradualmente as qualidades do Criador, a pessoa começa a sentir prazer no estado em que está em nosso mundo. Além disso, um Kli interno é formado nela, um vaso interno para receber esse prazer.

Os prazeres do nosso mundo são muito específicos, pequenos e terrestres. Eles não podem nos preencher, porque são prazeres dentro do desejo de receber.

Entrando no desejo de receber (para si), o prazer o consome, assim como estando com fome, eu começo a me encher de comida e a cada mordida meu desejo diminui. Como resultado, paro de comer, embora ainda possa haver muitos pratos na mesa, mas não tenho nenhum desejo por eles.

Enquanto que os desejos extraterrestres são baseados na recepção não egoísta, quando eu recebo não para satisfazer meu desejo, mas para satisfazer os desejos do outro.

E os desejos do outro são infinitos para mim. Eu estou na frente de um sistema comum que tem os maiores desejos, igual ao Criador em sua força e poder. Este é o volume mais incrível e infinito que posso preencher com a luz infinita superior passando por mim e enchendo completamente este enorme vaso.

Portanto, meus prazeres serão infinitos, se eu tratar o preenchimento como algo que desejo muito. Suponha que quando eu alimento meu filho, quanto mais o alimento, mais aprecio. Mas no final, ele está saciado, não quer comer mais. O que pode ser feito?

Em contraste, o gozo espiritual é imperecível, eterno, infinito, perfeito, porque seu desejo de receber é ilimitado. Isto é o que é um princípio especial de realização espiritual.

Da Lição de Cabalá em Russo, 10/02/19