Nada É Pior Que A Indiferença

laitman_259.02A indiferença é resultado da discrepância de propriedades. A indiferença é dada a uma pessoa para que ela descubra quem realmente é a sem influência de cima ou a influência do grupo. Através do grupo, eu também recebo influência de cima porque somente através do grupo posso me conectar com o Criador e despertar sozinho a influência Dele.

A indiferença é a coisa mais difícil. Ela atesta o fato de que a pessoa não estabeleceu uma conexão devotada com o grupo e, através dela, com o Criador. A cadeia: “Israel, a Torá e o Criador” não funciona e, portanto, a indiferença aparece. Não há nada pior que isso. Mesmo um conflito ou um desacordo é melhor porque é pelo menos um escrutínio. A indiferença impede qualquer tipo de escrutínio e uma pessoa pode ficar presa nela por anos.

Então o despertar virá porque a pessoa não está sozinha, mas é parte de um sistema quebrado. Se outras almas conectadas à raiz de sua alma começam a mudar e a se corrigir, elas a despertam. Ela pode até desistir do avanço espiritual, mas de repente acorda porque os outros precisam de sua presença e participação para alcançar a correção.

No nível mais baixo, a indiferença se manifesta no fato de que uma pessoa cai neste mundo e está satisfeita com ele, desfrutando egoisticamente de sua vida. Ela está preocupada apenas com a realização material e se torna indiferente ao avanço espiritual. O ponto no coração para de brilhar porque a pessoa não fez esforço suficiente para se conectar com seus amigos, com o professor e com o método.

O orgulho anula sua conexão com os outros. Ela se sentia mais forte e esperta que os outros e isso a derrubou. Uma pessoa pode investir uma tremenda energia em assuntos materiais, mas pode resfriar completamente para a espiritualidade. Parece-lhe que ela terá sucesso e ganhará uma fortuna, e este é um enorme obstáculo.

O grupo é obrigado a manter um senso de igualdade em cada membro. Apesar de sermos todos diferentes – alguns são mais intuitivos, outros mais bem informados – todos devemos estar em pé de igualdade, sem nenhuma vantagem sobre os outros. O grupo deve ajudar uma pessoa neste ponto ou seu orgulho crescerá e a desviará do caminho. Isso é chamado de “resgatá-la da prisão”.

Ela pode se sentir em seu melhor e completamente bem, confiante e forte – e esta é a prisão egoísta. Por causa disso, ela se encontra em um fluxo turbulento, levando-a para uma alta cachoeira onde será esmagada em pedaços.

A indiferença é um sentimento muito importante porque mostra o quanto careço da grandeza do Criador. EU devo, portanto, aumentar a importância de todos os recursos: o grupo, o professor, os livros e o método. A indiferença, e até mesmo a rejeição, aparecem constantemente e devemos superá-las, trabalhando de tal maneira. Esses são estágios (golpes) necessários no caminho.1

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 11/06/19, Escritos de Baal HaSulam “Prefácio à Sabedoria da Cabalá”, itens 11 a 16

1 Minuto 14:25