Estude A Descida No Estado De Subida

laitman_962.1No estado de subida, devemos estudar a descida anterior e, no estado de descida, devemos imaginar a subida. O mundo inteiro é uma ocultação e é por isso que é chamado assim: “Olam” – mundo, da palavra “Alama” – ocultação. Portanto, precisamos tentar nos imaginar no estado superior e exaltado. Afinal, nenhuma mudança ocorreu em toda a realidade além da ocultação através da qual o Criador joga conosco. Ele intencionalmente criou a ocultação para que pudéssemos apreciar a revelação, o estado de adesão com o Criador e a existência no mundo do bem absoluto.

Devemos nos esforçar para retornar a essa imagem removendo o véu dos nossos olhos e dos nossos sentidos. Essa ocultação é chamada de inclinação ao mal, nosso egoísmo. Se uma pessoa tenta sentir-se como se estivesse em um estado perfeito, como se estivesse no fim da correção, ansiando pela revelação desse estado com todo o seu ser, a pessoa avança até ele.

Então teríamos mais força, energia e espírito elevado para alcançar o estado da verdade, isto é, a revelação do fato de que não há outro além do Criador, o bom que faz o bem, que preenche todo o universo. Nós estamos em adesão e conexão com Ele, e apenas alguma nuvem obscurece nossos sentidos e não nos deixa sentir isso.

Não devemos ceder a essa ocultação, a névoa egoísta, deliberadamente criada pelo Criador, mas devemos tentar dissipá-la. Procuramos erguer o véu de nossos olhos e sentidos para nos sentirmos corrigidos, conectados uns aos outros pelo amor, no qual o Criador e a nossa conexão com Ele são revelados na mesma medida em que estamos conectados uns aos outros. Devemos viver de modo que, através da ocultação, revelamos o bem dissipando o nevoeiro e removendo o véu da ocultação.1

Se a ocultação desaparecesse e o Criador fosse revelado, nós nos tornaríamos anjos, animais, instintivamente cumprindo as leis da natureza, as ordens do Criador. A ocultação nos ajuda a nos tornarmos seres humanos, a nos elevarmos ao grau acima dos animais, porque não nos permite manter as leis do Criador inconscientemente, mas nos faz viver de acordo com nossas próprias leis de ocultação. É por isso que na revelação, nós mesmos devemos trazer de volta a ocultação, a fim de permanecermos separados do Criador e mantermos Suas leis não instintivamente, mas acima da ocultação, em prol da grandeza do Criador.

A ocultação se transforma em nossa tela, acima da qual ansiamos nos assemelhar (Edomeh) ao Criador e então nos tornamos humanos, Adam. O Criador não nos força a fazer isso – nós mesmos queremos nos tornar como o Criador. A ocultação se transforma tanto na tela ocultadora quanto na tela reveladora para nós.2

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá, 25/06/19, Aprender com a descida no estado de subida
1 Minuto 0:20
2 Minuto 9:52

Comente