Construir Uma Nação Unida

laitman_962.1Baal HaSulam, A Nação: Da mesma forma, o amor nacional nos indivíduos de uma nação é a base da independência de todas as nações. Esta é a única razão pela qual continua ou deixa de existir.

Por esta razão, esta deve ser a primeira preocupação no renascimento da nação. Este amor não está presentemente dentro de nós, pois o perdemos durante a nossa peregrinação entre as nações nos últimos dois milênios. Apenas indivíduos se reuniram aqui, sem nenhum laço de puro amor nacional entre si.

Hoje nós vemos uma confirmação clara dessas palavras. Os tumultos organizados pelos etíopes e as manifestações ultraortodoxas indicam que não construímos uma base comum para toda a nação. Este é um problema enorme do qual o Estado é culpado. Esta é uma tarefa nacional que deve finalmente ser abordada.

Como é possível que depois de 70 anos da existência do Estado de Israel, estamos testemunhando eventos que chocam a todos. Pensamos que a situação irá se corrigir, mas isso não acontecerá. Um trabalho especial deve ser feito nesta “assembleia de exilados”, que é a população de Israel, a fim de transformá-los em uma única nação. Caso contrário, isso não acontecerá.

Uma educação especial é necessária. Imagine como as almôndegas são feitas, quantos ingredientes precisam ser somados: carne, pão, cebola, ovos, alho, ervas e temperos. Quando tudo isso é combinado, torna-se uma deliciosa almôndega. Mas se algo está faltando ou mesmo se tentamos cada ingrediente separadamente, não é mais saboroso. Isso é exatamente o que está acontecendo aqui.

Todos nós precisamos passar por tal “moedor de carne”, para que ele nos tire toda a cultura estrangeira trazida por cada um de seu país de origem e construa uma nova cultura para nós. Mas de onde virá isso? Se você misturar todas as culturas, terá uma salada impossível de comer.

Nós devemos escolher apenas o que se aplica ao povo de Israel. Só o amor pelo próximo como por si mesmo e a unidade pertencem a eles. Este é o princípio pelo qual Abraão organizou o povo. Hoje, novamente, precisamos organizar nosso povo da mesma maneira que Abraão uma vez os reuniu dos babilônios que vieram a ele.

A mesma tarefa está diante de nós hoje, o mesmo trabalho que nosso antepassado Abraão teve. Se não fazemos isso, este é o resultado. Todo mundo falou sobre isso, começando com Ben Gurion, mas ninguém fez nada. Eles não tinham um método para despertar a necessidade de unidade no povo, para que todos orassem e pedissem para receber a força da unidade, que deve vir de cima. Afinal, essa força não está aqui.

Parece irrealista, mas só assim podemos construir uma nação unida. Não há outro caminho.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá, 03/07/19, Construir A Sociedade Do Futuro

Comente