A Diferença Entre Medo Corporal E Medo Espiritual

laitman_260.01O medo pode ser o medo da morte ou o medo da incerteza. Qual é a diferença entre medo e temor?

Quando eu trabalho com meu desejo de desfrutar como consequência do medo para mim mesmo, para o meu egoísmo, isso é chamado de medo. Se eu trabalho com meu desejo em prol de doar ao Criador e duvido se Lhe doo ou não sem pensar em mim mesmo, isso é chamado de temor.

O medo é onde meu egoísmo (para mim) se encontra, e temor é onde o Criador (para o Criador) se encontra. O medo é uma consequência da falta de fé.1

O medo corporal mostra que nos falta medo espiritual. Se tenho medo do Criador, não há espaço para o medo corpóreo; eu elevarei isto ao nível espiritual. É importante porque estou fazendo isso: quero me livrar do medo corpóreo ou estou alegre com isso porque é um incentivo para eu alcançar a ansiedade em relação ao Criador?

O medo é uma sensação no desejo de receber, e a ansiedade está no desejo de doar. Portanto, é necessário usar o medo de uma forma muito prudente, minimamente possível, uma vez que não corresponde ao bom desejo dos amigos e ao bom desejo do Criador.

É necessário elevar ao máximo a grandeza e a importância do Criador, para que ela seja a força motriz que nos impulsiona, e não o medo que nos empurra por trás.

Eu imagino a grandeza do Criador e, portanto, me esforço rumo a Ele, não para me esconder do problema, mas para me empenhar na direção da fonte da bondade. Isto é, devemos nos aproximar ao máximo da doação.2

Você só precisa ter medo de parar de pensar no Criador, de que não há outro além daquele que é bom e faz o bem, caindo neste mundo e negligenciando o Criador ao invés de apreciá-Lo, e se desconectando da dezena e esquecendo seus amigos.

Eu estou pronto para estar conectado ao Criador, mas minha conexão com Ele através do grupo é constantemente interrompida. O Criador é uma força imutável, mas a alma, isto é, a dezena, muda o tempo todo e, por causa disso, eu a perco a cada segundo. Portanto, tenho medo de perder minha alma (Kli), a dezena. De repente, eu cairei e me deixarei levar pelo fluxo turbulento e eles serão incapazes de me salvar ou não serão capazes de cavar e extrair-me da minha prisão egoísta.

Se eu me separo da dezena, significa que me separo do Criador. Se estou separado da dezena, mas penso que estou conectado ao Criador, significa que não é o Criador, mas uma direção completamente oposta, e eu perdi todos os 180 graus, como está escrito: “Não Me invocastes, Ó! Jacó”.3

Da 1ª parte da Lição Diária de Cabalá. 10/02/19, “Aumentar A Grandeza Do Criador Aos Nossos Olhos”
1 minuto 1:21:40
2 minuto 1:27:15
3 minuto 1:44:11

Comente