Quando A Guerra É Justificada?

laitman_293Pergunta: Hoje em dia, quando os conceitos de autodefesa e intervenção humanitária mudaram de significado, como podemos diferenciar uma “guerra santa” e apenas uma guerra?

Resposta: Eu faria tal diferenciação: uma guerra justificada é uma guerra de pessoas que lutam por sua existência e por seu território, por suas terras. Se alguém vier até elas e quiser matá-las, então, como está escrito: “evite matando-os”. (Tratado Sanhedrin, 72:1, Gemarah)

Por outro lado, um país não deveria estar indo para a guerra quando não está em seu próprio território, mesmo que o faça sob certas formas “humanitárias”. Ele só deve usar a ajuda das potências internacionais quando busca a paz e algum tipo de diálogo, mas não para operações militares e de guerra.

Portanto, apenas uma coisa é justificada: se alguém de fora se levanta contra uma pessoa, ou um grupo de pessoas, ou um país inteiro, então, em resposta, você pode lutar com ela e matá-la, ou mesmo começar essa guerra primeiro. No entanto, se ninguém de fora se levantar contra você, você não deve atacá-lo e lutar com ele sob nenhum pretexto, mesmo o mais incrível.

Mesa Redonda de Opiniões Independentes, Berlim 09/09/06

Comente