Pobreza E Riqueza

laitman_566.02Pergunta: O dinheiro governa o mundo corpóreo. Pessoas ambiciosas possuem mais e exploram as outras. Qual é a raiz espiritual desse fenômeno? Além disso, por que as pessoas pensam que uma pessoa espiritual tem que ser pobre? Eu não vejo espiritualidade entre os pobres. Pelo contrário, vejo mais inveja, falta de cultura, pouca educação e assim por diante.

Resposta: De acordo com a Cabalá, ser pobre tem um significado totalmente diferente. Uma pessoa espiritual sente que é pobre porque não tem o alcance do Criador e do mundo superior. Ela constantemente aspira a isso.

A noção de “pobreza” em si não vem da falta de dinheiro, mas das religiões que chamam as pessoas que constantemente pensam sobre a espiritualidade de carentes e pobres.

Não há dúvida de que a riqueza acima das necessidades comuns também escraviza uma pessoa. Essas pessoas são incapazes de estudar a Cabalá, pois estão ocupadas demais cuidando de sua riqueza.

Pergunta: Qual é a raiz espiritual do dinheiro?

Resposta: A raiz do dinheiro é a tela. “Dinheiro (Kesef)” vem da palavra “Kisuf” e significa cobertura.

O dinheiro é uma força que cobre nosso egoísmo e permite que se aja acima de seu desejo egoísta. Se eu agir corretamente, posso fazer muitas coisas benéficas em nosso mundo com a ajuda do dinheiro. No entanto, geralmente, uma pessoa sucumbe ao poder do dinheiro e vende-se a ele.

Da Lição de Cabalá em Russo 01/04/18

Comente