Por Que Um Cabalista Ouve As Notícias?

Laitman_912Eu me lembro que na época da primeira Guerra do Líbano, meu professor (Rabash) e eu ouvíamos notícias no rádio o tempo todo, e ele compartilhava suas impressões comigo sobre como percebia tudo o que estava acontecendo. Eu ficava surpreso sobre como um grande Cabalista como estava preocupado com eventos no país e no mundo.

Para ele era um mapa do campo de batalha. Ele completava tudo através de seus cálculos internos com as Sefirot superiores, e de alguma forma isso funcionava para ele.

Durante as operações militares, o Rabash era muito focado, mais calmo do que o habitual. Em geral, ele era uma pessoa que adorava piadas, mas no momento em que a guerra começou, seu estado mudou drasticamente. Isso veio realmente de dentro; ele ficava muito preocupado e muito feliz com nossas vitórias e sucessos no campo de batalha.

Eu senti que isso estava terrivelmente perto dele, ao contrário do resto das pessoas ao seu redor em Bnei Brak. Naquela época, eu era um aluno principiante, e fiquei bastante surpreso com o quanto uma pessoa acredita ou não acredita no Criador, Seu poder e como tudo vem de cima.

Rabash sempre quis saber as notícias factuais, sem qualquer comentário, para reagir corretamente a elas. E quando lhe perguntavam por que ele precisava disso, ele respondia: “E se seus filhos estivessem lá, mesmo assim você agiria com calma e desapaixonadamente como agora?” Isto é, ele sentia que seus filhos estavam lá no Líbano. Isso é o que ele realmente sentia.

Comente