O Papel De Jetro Na Formação De Moisés

laitman_740_02Das palavras do Midrash Rabba, Parashat Balak: Balak enviou uma mensagem para os sábios de Midiã. “O líder dos judeus, Moisés, cresceu no meio de vós. Vocês podem me revelar o segredo do seu sucesso?”.

Na resposta que ele recebeu, foi dito: “Essa serpente, Moisés, verdadeiramente mamou do nosso peito. O midianita o convidou para sua casa, deu a sua filha para ele como sua esposa e forneceu-lhe dinheiro”.

Fornecer dinheiro significa prover um Masach (tela) espiritual.

Moisés construiu uma tela contra o seu egoísmo, caso contrário, não teria sido capaz de se opor ao Faraó. Por quarenta anos, Moisés viveu em sua casa e usou os mesmos métodos que o Faraó, obedecendo-o automaticamente. Depois, ele passou quarenta anos com os midianitas e casou-se com a filha de Jetro.

Durante este tempo, Moisés atingiu um nível tal que lhe permitia voltar ao Faraó e confrontá-lo. Em outras palavras, ele poderia se rebelar contra o egoísmo universal. Jetro lhe deu este método.

Moisés começou a entender a linguagem do Criador. Quando ele deixa a casa de Jetro para voltar ao Egito, ele já tem uma conexão com o Criador. Da sarça ardente, o Criador falou com ele: “Vá, vou guiá-lo.”

Depois disso, o que Moisés tem?! Seu ego começou com um ponto especial no coração que esteva sob o controle do Faraó por quarenta anos e sob o controle de Jetro por quarenta anos. Agora, ele tem 80 anos, o que significa que ganhou sérias características egoístas e algumas das características de Bina, que estavam basicamente no nível de trabalhar em prol do ego, mas ele poderia ficar contra o Faraó.

Pergunta: O que significa que Jetro, o midianita, proveu Moisés com uma mulher?

Resposta: Significa que ele deu a Moisés um desejo completamente diferente que lhe possibilitou entender o lado do Faraó (egoísmo). Depois de estar dentro do egoísmo, era impossível compreendê-lo, porque ele tinha a mente e o desejo do Faraó. Moisés, sendo um filho adotivo que cresceu na casa do Faraó, estava totalmente imerso no ego.

No entanto, com Jetro, ele recebeu tal entendimento de liderança que o possibilitou ficar contra o Faraó. Jetro é o principal sistema de liderança: o egoísmo que está gradualmente atraído ao altruísmo, tornando-se mais conectados a ele.

É como uma pessoa que já está estudando a sabedoria da Cabalá e avança mesmo que esteja inteiramente no ego. No entanto, ele já entende alguma coisa, percebe algo, entra num período de preparação, e, depois, num estado de Lo Lishma (não em Seu Nome). Ele começa a entender o sistema, embora esse sistema ainda esteja no lado distorcido por ele.

O fato é que, mesmo se você deseja gerenciar seu ego, você ainda precisa fazer isso com a ajuda da Luz. Quando você está dentro do Faraó, você não pode controlá-lo. É apenas, um estado egoísta lamentável, do qual você não é capaz de sair.

Quando você começa a usar as características de doação e amor, você gradualmente se aproxima do Criador, as características corretas de liderança, embora esteja atraído às forças espirituais em prol do ego. No entanto, é precisamente assim que você começa a aprender sobre eles! Segue-se que você fica sujo trabalhando dentro do ego, mas isso ocorre com a ajuda das forças espirituais.

Essas são as Klipot (cascas), as forças impuras, que gradualmente ajudam a se mover rumo à verdadeira doação e amor. No início, a doação não é verdadeira, embora exista, pelo menos em prol do ego. É exatamente dessa maneira que passamos por um estágio intermediário chamado Lo Lishma (para a própria pessoa), mas agora é com algum tipo de contato com o sistema altruísta, não com o Faraó inflexível que golpeia com o ego. Ele não tem mais nada; ele é totalmente Klipa (casca).

No entanto, dentro do Faraó, características altruístas que irão trabalhar para ele já estão se manifestando, que são chamadas de Erev Rav, a multidão mista (misturada). Essas pessoas exploram o sistema Cabalístico para seu próprio benefício, para o benefício de sua ascensão e engrandecimento pessoal. Todas as religiões evoluíram disso.

De KabTV “Notícias com Michael Laitman” 08/07/15