Eu E A Alma Geral

laitman_542Pergunta: Por um lado, todos nós somos uma só alma conectada num só corpo. Por outro lado, quem sou eu com o meu caráter pessoal, meus gostos e meus hábitos? Eu não existo?

Resposta: Agora, você só existe no sentido corpóreo como qualquer corpo físico em nosso mundo. Se você quer saber a sua forma real, tem que subir para um nível superior, onde você existe em sua forma real, onde está a sua alma, e não o seu corpo físico.

Se você alcançar isso, vai atingir o mundo superior, um novo nível de existência onde você está conectado a todos, influencia a todos e todos influenciam você, sentimentos e pensamentos, em mútua influência positiva.

Lá você existe influenciando positivamente todas as partes do sistema que são chamadas de almas individuais que estão conectadas numa só alma, um só sistema.

Baal HaSulam escreveu no artigo, “600.000 Almas”: “… há de fato uma só alma no mundo, como está escrito: ‘E soprou em suas narinas o fôlego da vida’ (Gênesis 2: 7). A mesma alma existe em todos os filhos de Israel, completa em cada um, como em Adam HaRishon, já que o espiritual é indivisível e não pode ser cortado – o que é uma característica das coisas corpóreas.

“No entanto, ao dizer que há 600.000 almas e centelhas de almas, parece como se ela fosse dividida pela força do corpo de cada pessoa. Em outras palavras, primeiro o corpo divide e completamente nega-lhe o brilho da alma, e pela força da Torá e Mitzva, o corpo é purificado, e na medida da sua purificação, a alma comum brilha sobre ele”.

Nós estamos num estado em que todos nós estamos conectados numa única alma, e não há nada que não seja aquela alma. No entanto, isto ocorre com condição de que sintamos essa única alma, a conexão entre nós. Nós existimos nessa conexão, mas não sentimos isso porque todo mundo odeia o outro e é repelido por eles.

Portanto, em vez de uma única alma que nos conecta em um, na qual sentimos uma vida eterna e perfeita, nós sentimos algo oposto a isso: o nosso mundo. A palavra “mundo” (Olam) vem da palavra hebraica “oculto” (Alama).

É como se estivéssemos num estado de ocultação, no escuro, e parecesse que existimos num mundo corpóreo em que há os níveis inanimado, vegetal e animal da natureza e os seres humanos, e estamos numa luta contínua uns com os outros. Mas isso só é o que nos parece

Isto é o chamado mundo dos “sonhos”, o nosso mundo, no qual, em vez de uma só alma, sentimos que estamos num mundo imaginário que aparece diante de nós agora. E tudo é assim, porque entre nós governam as forças do mal na forma de nossos desejos, atitudes e relacionamentos.

Na medida em que voltarmos às boas relações entre nós, vamos descobrir que esse mundo não existe e que tudo isso é uma alma, e estamos nele num estado eterno e perfeito.

Do Programa da Rádio Israelense 103FM 18/11/15