Cremação Ou Enterro?

Laitman_049_01Pergunta: O que é preferível para acelerar o movimento da alma após a morte do corpo físico: cremação ou enterro (sepultamento)?

Resposta: Não importa! O nosso corpo físico, em princípio, é o mesmo que um animal. Não há significado em sua cremação, enterro ou embalsamamento.

Do ponto de vista da sabedoria da Cabalá, com base nas situações pelas quais nós passamos em todos os níveis, não há nenhuma razão para nos relacionarmos com nosso corpo bestial como algo especial; ele é simplesmente uma massa de proteína.

Na época de Abraão, eles colocavam os corpos de pessoas falecidas respeitadas numa caverna, e depois de um ano levavam os ossos podres e os colocavam num jarro, o selavam, e deixavam na caverna.

Talvez isso expresse uma relação especial no que diz respeito ao falecido, mas elas não deixavam quaisquer sinais de respeito no jarro. Outros eram enterrados no chão, mas não deixavam monumentos. Muito mais tarde, eles começaram a colocar monumentos em túmulos, mas sem escrita.

Hoje em dia, um enterro se transformou num ritual, como se fôssemos adoradores de ídolos. É possível que, em breve, comecemos a construir mausoléus para todos. Ou seja, quanto mais nós avançamos e aparentemente nos tornamos mais sábios, respeitamos corpos numa forma mais bárbara. O que existe em nosso corpo que seja digno de reverência?

O grande Cabalista, Rav Baal HaSulam, disse que não importava para ele onde eles iriam enterrar “seu saco de ossos”; é assim que ele se referia ao seu corpo. E essa é realmente a atitude mais correta e precisa de um Cabalista para com o seu corpo físico.

Da Lição de Cabalá em russo 11/11/15