Convenção de Nova Jersey – “Completando O Círculo” Preparação Para A Lição 2

One Convention Banner

Lição 2: Arvut

1. A principal raiz do Arvut vem da Behinat Kabalat HaTorah (Recepção da Torá), quando todos de Israel foram Arevim (responsáveis) uns pelos outros, e isso é porque na raiz das almas de Israel, todos são considerados como UM , uma vez que são atraídos a partir da fonte da Unidade. Assim, todos de Israel foram responsáveis uns pelos outros no momento em que receberam a Torá.
Rabbi Natan de Breslev, Coleções de Leis, “As Leis da Arvut“, nº 5

2. Todo Israel Arevim zeh LaZeh (são responsáveis uns pelos outros), o que significa que suas luzes e meios de subsistência se misturam uns nos outros. Por isso, nós, o povo de Israel, somos comandados e obrigados a manter literalmente o mandamento “Ama teu amigo como a ti mesmo”.
Rabbi Menachem Mendel de Witebsk, Pri Haaretz, “Carta 33″

3. Quando é que a criação encontra sabor no Criador? Quando todos de Israel são agrupados, e não há qualquer ciúme, ódio e concorrência entre eles, e cada um só pensa na correção e bem-estar de seu amigo. Então, o Criador se alegra com a Sua criação, como está escrito: “O Criador alegra-se com Suas obras. E essa explicação é com referência à expressão “Ama teu amigo como a ti mesmo, Eu sou o Criador”, para nos dizer que, se alguém ama seu amigo como a si mesmo, então, “Eu, o Criador, estou no meio de vós e amo a ambos”.
– Do Livro, Em Memória de Miriam, “Capítulo 11”

4. E, quando a pessoa começa a sentir o amor de seu amigo, alegria e prazer começam imediatamente a despertar nela … o amor de seu amigo por ela é uma coisa nova para ela, porque ela sempre soube que era a única pessoa que cuidava de seu próprio bem-estar. Mas, no momento em que descobre que seu amigo gosta dela, ela evoca dentro de si uma alegria imensurável, e já não pode cuidar de si mesma … E já que ela está começando a sentir prazer em cuidar de seu amigo, naturalmente não pode pensar em si mesma.
Escritos do Rabash, Vol. 2, “Carta No. 40”

5. A pessoa deve sempre orar por seu amigo, porque (orar) para si não é muito eficaz, uma vez que “a pessoa não pode se libertar da prisão”, mas seu amigo vem em seu auxílio rapidamente. E assim, cada um deve orar por seu amigo, desta forma um ajuda o outro e ambos são ajudados. É por isso que foi dito: “Israel Arevim (são responsáveis) uns pelos outros.
-Rabbi Elimelech, do livro Noam Elimelech, Likutei Shoshana

6. É impossível manter a Torá e Mitzvot sem Arvut, ou seja, quando todo mundo se torna responsável por seu amigo, uma vez que a essência de manter a Torá está em Behinat Haratzon (o desejo) na unidade. Assim, todos os que desejam aceitar sobre si a Torá e Mitzvot … devem ser incluídos na Assembleia de Israel como um grande coletivo. Portanto, quando (Israel) recebeu a Torá, eles imediatamente se tornaram Arevim (responsáveis) um pelo outro, a fim de serem incorporados num único desejo, de modo que eles foram todos mutuamente responsáveis ​​pelo outro, uma vez que todos eram igualmente importantes, e como um. E justamente quando cada um foi responsável ​pelo outro, que é Behinat Achdut (unidade), eles foram capazes de manter a Torá. E sem essa (condição) é impossível manter a Torá, uma vez que a essência da Torá e do amor está no desejo, quando cada um está contente com seu amigo, e não há divergência entre eles, uma vez que todos são incorporados num único desejo, e assim são capazes de ser incluídos no desejo superior, que é o objetivo da Unidade.
Rabbi Nathan de Breslev, Likutei Halachot, “Leis de Arvut, nº 5″

7. Se seiscentos mil homens abandonam o seu trabalho para a satisfação das suas próprias necessidades e não se preocupam com nada, exceto em cuidar para que a seus amigos nunca falte nada, e, além disso, que eles vão mantê-lo com um poderoso amor, com seu coração e alma, no sentido pleno da Mitzva, “Ama teu amigo como a ti mesmo”, então não há dúvida de que nenhum homem da nação precisará se preocupar com seu próprio bem-estar. Porque ele se torna completamente livre de garantir a sua própria sobrevivência e pode facilmente manter a Mitzva, “Ama teu amigo como a ti mesmo.” Afinal, por que ele se preocuparia com a sua própria sobrevivência quando seiscentos mil amantes leais estão a postos, prontos, com muito cuidado, para se certificar de que ele tenha todas as suas necessidades? Portanto, uma vez que todos os membros da nação concordaram, a eles foi imediatamente dada a Torá, porque agora eles eram capazes de mantê-la.
Baal Hasulam, Matan Torah, # 15