Como O Poder É Perigoso

Nas Notícias (De Psychologies.ru): “Por que as pessoas no poder mostram claramente tirania, obstinação e instabilidade mental”? A resposta é simples: a ligeira sensação de superioridade sobre os outros pode ter um impacto significativo sobre todos nós.

“Nós todos notamos como, quase instantaneamente, as pessoas nomeadas para um alto cargo, transformam-se. Elas são impacientes e exigentes. Qualquer, mesmo o menor progresso na carreira, pode mudar radicalmente os seus comportamentos. O tom de suas vozes elevam-se, e tornam-se duras e arrogantes. Como todos nós, elas não têm nenhuma dúvida sobre estarem certas.

“Ao receber poder sobre os outros, sentimos nossa superioridade. Nossos desejos tornam-se mais altos do que as regras da decência e do comportamento, menos ética. Um senso de autoridade nos permite comportar ruidosamente e deixar uma bagunça.

“A partir deste momento paramos de compreender os sentimentos dos outros e ignorar os seus esforços. Todas as decisões são tomadas de forma independente e autoconfiante, especialmente nos casos em que o destino de centenas ou milhares de pessoas dependem disto”.

Meu comentário: Portanto, a cabalá incentiva permitir apenas pessoas corrigidas a “conduzir”, aqueles que estão livres dos propósitos pessoais egoístas. Foi assim no antigo reino de Israel durante o Primeiro e Segundo Templos, quando toda a população e, especialmente, os sábios que conduziam estavam no estado de revelação do Criador, que mantinha todos acima do seu egoísmo.

[155350]

Material Relacionado:
O Poder Realmente Corrompe
A Vontade Do Povo Na Era Moderna
Quem é Maior ou Quem é Melhor?

Um Comentário

  1. BOM DIA AMIGOS, ARVUT SEMPRE!

Comente