Um Oasis Familiar

Laitman_095Pergunta: Você diz que os membros da família devem sempre fazer concessões. Como isso pode ser implementado?

Resposta: Você deve entender uma coisa: eu não posso dar a ninguém qualquer conselho. Há apenas a expressão correta da condição segundo a qual uma família pode prosperar e isso ocorre somente se o casal faz concessões mútuas constantemente.

Todos entendem que se isso fosse possível, tudo estaria bem. Mas como você pode se manter nesta corrente? Só se nós estivermos rodeados por um ambiente adequado com a atitude social correta constantemente apoiando um ao outro como o calor da lareira da família.

Se nós estivermos constantemente apoiados em exemplos positivos na TV, na Internet, e em conversas com as pessoas, nós também vamos começar a ver relações semelhantes entre os casais na rua e em outros locais públicos, e, depois, vamos sentir a necessidade interior de ser equivalentes e semelhantes à sociedade.

Mas, se em vez disso, vemos imagens de grosseria e falta de respeito, isso não vai levar a nada de bom. Às vezes, em busca de materiais que me interessem, eu mudo para os canais russos na TV e assisto comédias. Eu não as suporto, uma vez que se destinam a humilhar, insultar e oprimir alguém e enfatizar a desigualdade entre as pessoas e os atributos negativos de homens e mulheres. É um mau humor que se destina a degradar a família.

Eu vejo como milhares de pessoas se sentam e riem sem compreender as ideias sobre a família que elas absorvem através disso. A pessoa pensa que está simplesmente se divertindo rindo, mas não sabe que, inconscientemente, recebe uma péssima lição sobre a vida familiar. Ela vê que isso é aceitável e que é possível se comportar dessa forma e que todo mundo age assim, e ela faz o mesmo.

Afinal, nós nascemos vazios e como um computador somos constantemente preenchidos por todos os tipos de programas, de acordo com os quais operamos. Portanto, nós devemos pensar em como podemos criar o ambiente certo para que as pessoas entendam qual é a vida familiar correta. Caso contrário, a taxa de divórcio vai aumentar e nós vemos para onde isso tudo está indo.

Pergunta: Será que isso significa que temos que criar um oásis que nos dará estabilidade no atual fluxo de informações que nos destrói?

Resposta: Claro. Afinal de contas, existem cursos de dieta, de psicologia e outros cursos de apoio onde você entra em um grupo e o grupo orienta você a se comportar de certa maneira. Você vê como os outros fazem e você segue o seu exemplo.

É o mesmo aqui. Mas eu estou em dúvida se um grupo irá ajudar aqui, já que as relações na família mudam de um momento para o outro, a cada segundo, e estamos constantemente submersos nisso. Por isso, precisamos de um ambiente mais amplo, que opere continuamente.

Da Conversa sobre o Assunto “Família” 28/05/14