Um Novo Império Global

Dr. Michael LaitmanOpinião (Yuval Noah Harari, autor de Sapiens: Uma Breve História da Humanidade e conferencista do Departamento de História, na Universidade Hebraica de Jerusalém): “A partir do século II d.C., a maioria dos povos viveu em impérios. No século XX, o ideal político dominante era o ideal do Estado-nação: soberano, e o povo era a fonte de todo o poder. O dever supremo do Estado era para defender os interesses da coletividade nacional.

“Assim, surgiu a ideia de que deve haver tantos Estados independentes quanto nações no mundo.

“No século XXI, o nacionalismo está perdendo terreno rapidamente. Impérios separados permanecem no passado. No futuro, as pessoas vão viver num único império mundial. Um governo unificado para toda a Terra nos espera no futuro próximo.

“Mais e mais pessoas estão chegando à conclusão de que a única fonte legítima do poder político é a humanidade, em vez de nações separadas, e que o principal objetivo da política deve ser os interesses de toda a raça humana e a defesa dos direitos humanos. Neste caso, a existência de 200 Estados-nação é um obstáculo.

“O mundo ainda está politicamente fragmentado, mas a verdadeira autonomia dos Estados-nação está diminuindo rapidamente. Nenhum país é capaz de conduzir uma política econômica independente, declarar guerra por um capricho, e até mesmo levar a cabo as suas próprias políticas internas.

“Os países são cada vez mais influenciados pelos mercados globais, corporações internacionais e ONGs, e a opinião pública internacional e o sistema judicial comum são cada vez mais influentes.

“Os Estados são obrigados a contar com os padrões internacionais de conduta financeira, política ambiental e justiça. Poderosos fluxos de capital, trabalho e informação estão se espalhando por todo o mundo, transformando-o, e as fronteiras e posições dos Estados-nação individuais têm menos importância.

“O império mundial está sendo criado diante de nossos olhos, e não será governado por um Estado separado ou grupo étnico – este novo mundo seria gerido pela elite multinacional e cultura comum e os interesses comuns juntará tudo isso”.

Meu Comentário: É gratificante ver como o conhecimento mais elevado começa a se assentar gradualmente nas mentes das pessoas de nosso mundo. A perspectiva correta do desenvolvimento está sendo revelada a eles, de acordo com o objetivo da natureza de trazer todas as suas partes a um todo sinérgico. Nosso destino depende de como nós podemos participar de forma sensata e ativa deste processo.

Comente