A Participação De Todo O Povo É Necessária

Dr. Michael LaitmanBaal HaSulam, “Matan Torah” (A Entrega da Torá), seção 17: De todo o exposto acima, nós podemos entender uma das frases mais desconcertantes de nossos sábios: “Todos de Israel são responsáveis uns pelos outros”. Isso parece ser completamente injusto… Mas, de acordo com o que foi dito acima, nós podemos entender suas palavras de forma muito simples; nós temos demonstrado que cada uma das 613 Mitzvot na Torá gira em torno dessa única Mitzva: “Ama o teu amigo como ti mesmo”. E nós achamos que tal estado só pode existir numa nação em que cada membro se compromete com isso.

Nós realmente não temos nada porque esperar, nem esperança de que podemos chegar a tal intensidade de conexão que é chamada de amor ao próximo a partir do nosso estado egoísta, mesmo que tenhamos um grupo e um estudo, a menos que trabalhemos numa dimensão chamada toda a nação.

Aqui deve haver uma integração de muitos desejos conectados, onde cada um descobre seu caráter único, e então, no grau de completa integração mútua entre eles, será possível alcançar esse desejo poderoso que atrairá a Luz que Reforma, trazendo-lhes a qualidade de amor.

Os filhos de Jacó foram incapazes de chegar a este amor, esta intensidade de desejo, enquanto estavam fechados dentro de sua família, e havia inclusive ódio entre os irmãos, o que atesta a intensidade do desejo necessário para a correção. Isso ocorre porque cada um tinha uma mãe diferente, sua própria parte na casa de seu pai e seu próprio caráter.

No entanto, mesmo isto ainda não foi o suficiente para a sua conexão, para além da rejeição mútua, a qual lhes daria um preenchimento chamado amor. Somente quando o grande ego chamado Faraó foi adicionado a eles e depois que eles passaram pelos 400 anos do exílio egípcio e descoberto todos os níveis do ego, é que a intensidade da separação foi suficiente para poderem ser chamados de uma nação em vez de um grupo.

A ideia aqui não é a quantidade, mas fala apenas da qualidade. Portanto, após eles receberem um ego adicional, uma densidade adicional, eles começaram a se chamar de uma nação e mereceram receber um meio para fazer uma correção que se tornou imperativa para eles. Isto é porque eles mesmos já não podiam corrigir nada como irmãos que se sentiam membros de uma família antes de sua entrada no Egito.

Com o êxodo do Egito e o peso do coração, depois que levaram todos os vasos do Faraó, eles começaram a exigir a Torá.

Da 5ª parte da Lição Diária de Cabalá 27/05/14, Escritos do Baal HaSulam