A Divisão Do Povo De Israel

Dr. Michael LaitmanO Sumo Sacerdote é o ponto mais alto, a maior intenção com a qual uma pessoa se comunica com o Criador. Em nosso mundo, ele era escolhido pela grande assembleia.

A divisão hierárquica do povo de Israel começou no tempo de Moisés. Depois que ele recebeu a Torá e levou o povo ao deserto, seu sogro Jetro ensinou-lhe como organizar corretamente a hierarquia do povo.

Antes disso, as pessoas sempre estavam num círculo, reunidas em torno do Monte Sinai e sentindo que eram iguais. No Êxodo do Egito, elas precisaram trabalhar nas três linhas, integrando corretamente seus desejos egoístas, organizados de acordo com uma hierarquia com a intenção altruísta que tinha que ser circular. Isso aconteceu porque apesar de estar dirigida ao Criador, ela era derivada do centro do círculo. Como é possível integrar essas duas coisas? Para isso, Jetro deu a Moisés um método para lidar corretamente com as pessoas.

As pessoas devem ansiar em se tornar redondas em sua intenção, mas não na sua obediência mútua com movimentos em direção ao Criador. A igualdade pode ser apenas na intenção, porque desde o início os desejos não são nossos. Eles são dados a cada um de nós desde Cima.

Jetro sugeriu dividir as pessoas em dezenas, centenas, milhares, e assim por diante. Cada uma das doze tribos foi para seu acampamento. Foram proibidos todos os tipos de unificações e conexões entre elas. Por exemplo, não era permitido se casar com outras pessoas de outra tribo. Cada tribo tinha que se manter, mas, ao mesmo tempo, elas tinham que avançar juntas.

A combinação correta entre os indivíduos e uma única unidade foi revelada através da escolha de ministros para dezenas, centenas e milhares, enquanto o Sumo Sacerdote era escolhido da tribo de Levi, que era composta somente de levitas e sacerdotes (Cohanim).

Desta forma Jetro estabeleceu e organizou o trabalho hierárquico com o ego, porque ele tinha sido um agente do Faraó. No entanto, como ele conhecia precisamente todo o sistema do Faraó, ele podia ser um intermediário entre o Faraó e Moisés.

De KabTV “Segredos do Livro Eterno” 21/05/14

Comente