De Onde Veio Todo Esse Mundo?

Dr. Michael LaitmanHá uma grande diferença entre a Primeira Restrição (Tzimtzum Aleph) e a Segunda Restrição (Tzimtzum Bet). Durante o Tzimtzum Aleph, nós recebemos parte da Luz nas Sefirot Keter, Hochma, Bina, ZeirAnpin e Malchut dentro de nós mesmos, e isso é considerado como a Luz Interior ou NRNHY (Nefesh, Ruach, Neshama, Haya, Yechida), mas nós não recebemos parte da Luz nas mesmas Sefirot Keter, Hochma, Bina, ZeirAnpin e Malchut; esta última é chamada de Luz Circundante.

De acordo com estes níveis, todas as realizações podem ser divididas em duas partes: receptora e não receptora. Mas eu sei o que está dentro e o que está fora, já que tenho todas essas propriedades e as tenho estudado. Eu estabeleci uma conexão com elas, entrei em adesão (Zivug de Haka’a). Mesmo a parte que não entrou em mim, eu também conheço; afinal de contas, eu estava tentando me fundir com ela e a rejeitei.

Eu recebi “dois quilos de carne” e aceitei apenas meio quilo, recusando o resto, porque não podia receber mais em prol da doação. Mas eu sei o que o 1,5 kg restante significa e qual o sabor. Eu me lembro como estava construindo uma tela anti-egoísta para esta realização e como a afastei resistindo a receber. É assim que nós trabalhamos em Tzimtzum Aleph.

Where-Did-All-This-World-Come-From

Ao mesmo tempo, em Tzimtzum Bet , enquanto nós recebemos a Luz de Nefesh, RuachNeshama, nós não recebemos Chaya e Yechida e não temos ideia sobre o que elas são! Eu não tenho trabalhado com as luzes de Chaya e Yechida e não sei o que está nelas. Isso não existe “em mim” porque eu simplesmente as afastei e não tive que decidir qual parte eu posso ou não posso receber.

Dentro de mim, há vasos para estas Luzes, Chaya e Yechida, mas eles não têm experiência ou ideia sobre estas Luzes; portanto, elas parecem totalmente estranhas para mim. Assim, elas são chamadas de “outros” em relação a mim. Somente durante o Tzimtzum Bet é que eu sinto a sensação do “mundo exterior”.

Isto significa que, no primeiro caso, eu tenho uma tela para receber uma parte da Luz e não a outra. E, no segundo caso, eu não tenho uma tela desta Luz. Quando Malchut está em adesão com Bina e pode funcionar como Bina, é outra Malchut, que não é apenas o meu desejo. Conectando-se com Bina, Malchut recebe propriedades especiais dela, as propriedades de doação que permitem à Malchut provar e detectar o que está dentro de mim e o que está fora de mim.

Se, no entanto, Malchut não está conectada à Bina e, portanto, rejeita as propriedades de Chaya e Yechida, ela não pode provar o que está dentro delas; ela não tem qualquer conexão, qualquer equivalência de forma, com o que está fora.

É por isso que eu vejo estrelas distantes, todo o mundo ao meu redor, pedras, plantas, animais, e até mesmo outras pessoas, mas não sinto qualquer um deles como parte de mim.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 24/10/10, Escritos do Baal HaSulam