Uma Abertura Na Parede

Dr. Michael LaitmanPara entrar no mundo espiritual, a pessoa precisa ser equipada com desejo, e o desejo espiritual é o desejo de unidade. Nossa unidade é o próprio lugar onde o mundo espiritual está localizado.

Existe você e eu. Se uma pessoa sente só a si mesma, ela experimenta o mundo corpóreo e vive em seu ambiente. Mas nós queremos cobrir a diferença e começar a estabelecer uma conexão entre nós. Eu me esforço pelos seus desejos (1) para recebê-los (2) e senti-los como se fossem meus. Por esta razão, eu me volto para a Luz como para algo externo, embora ela também resida entre nós. A Luz me dá forças para me unir com você, e nessa unificação, eu descubro algo novo.

Quando nós nos aproximamos e trabalhamos juntos em Arvut (responsabilidade mútua, a garantia mútua), uma dimensão mais profunda se revela para mim como se em nossa unidade uma abertura para o mundo superior se abrisse.

An-Opеning-In-The-Wall

Baal HaSulam descreve isso da seguinte forma: se nós sentimos que entre nós há uma parede que não nos permite conectar, se quisermos romper essa parede e pedimos por isso, então a Luz desce e faz uma abertura nela. Ao contrário de uma porta, ela se abre de repente, e só então você vê que ela havia sido inicialmente “planejada” lá.

Como resultado, você entra no desejo do outro e ele se torna como o seu próprio. Esta entrada é a saída para o degrau superior: o Kli que você anexou a si mesmo acaba por ser o seu mundo recém-adquirido. Desta forma, você anexa Kelim mais novos, ou as almas, e ao fazê-lo, expande seu mundo. Você continua ascendendo os 125 degraus da escada espiritual, o que significa que se une com todos os desejos, apesar de seu egoísmo e ódio.

Portanto, verifica-se que você adquire a Luz no desejo de outro quando deseja realizar a doação a ele. Você preenche o desejo do outro, e para você, acaba por ser a Luz Superior.

Da 2ª parte da Lição Diária de Cabalá 22/10/10