O Início Da Unidade Da Humanidade

Dr. Michael LaitmanA unidade do povo de Israel é derivada da fonte que chamamos a sabedoria da Cabalá. A sabedoria da Cabalá fala sobre o todo, o sistema unificado e suas leis.  Este sistema é a natureza, a divindade. A lei da Luz e do Kli (vaso) opera nela, e tudo é derivado dela.

Em relação a nós, este sistema foi criado há muito tempo. Nós fomos os últimos a serem criados dentro dele e devemos aprender a usá-lo para nos levar ao primeiro estado de plenitude: o objetivo da criação. Isso é o que temos que alcançar.

Neste sistema existem forças que atuam e partes que são postas em prática. É muito complexo. Graças à sua influência e às forças que atuam sobre nós, nós nos desenvolvemos.

Como resultado deste desenvolvimento, nós chegamos a um estado que é indicado pela sabedoria da Cabalá. Começando conosco e nos movendo para fora, nós nos tornamos partes ativas que podem até mesmo ativar o sistema. Se não fizermos isso, o sistema irá nos influenciar para que ainda desejemos usá-lo corretamente.

Afinal, nós vivemos por meio do sentir-se bem ou mal. Em última análise, tudo isso é a nossa existência: nós estamos entre um sentimento bom e um sentimento ruim e estamos constantemente tentando chegar o mais perto possível do bem e o mais longe possível do mal. É assim que o sistema nos motiva.

Em nosso desenvolvimento não somos todos iguais. Se fôssemos iguais, seríamos um único bloco e não muitas partes. Cada parte tem o seu objetivo, a sua causa, a sua fonte, bem como o seu processo de correção e forma final. Cada parte deve realizar o que é imposto a ela, o que o sistema espera dela como uma parte ativa que precisa estar em seu lugar para realizar a sua obrigação.

Em relação a todas as partes do sistema, os seres humanos são divididos em duas categorias:

• Aqueles que recebem a oportunidade para o trabalho espiritual, ou seja, a oportunidade de conhecer o sistema e trabalhar conscientemente dentro dele através do sentimento e do intelecto, na medida em que são obrigados a chegar à auto-realização.

• Aqueles que ainda não aceitaram esta oportunidade e vão aceitá-la muito tempo depois, como está escrito: “Porque todos me conhecerão, do menor ao maior deles” (Jeremias 31:33).

Este processo se espalha gradualmente e inclui todos. Além disso, nós também não somos os primeiros. Antes de nós, houve Adam HaRishon (o primeiro homem), e os Cabalistas em cada geração. Nós somos ativos em nossa era. Por isso, cada um deve aprender sobre a fonte de sua alma, conhecer e compreendê-la.

Aqueles que recebem o despertar espiritual, na medida da sua implementação, são chamados de Israel, Yashar-El, direto ao Criador. E aqueles que ainda não receberam um despertar são chamados de nações do mundo. Mas isso não significa que eles não têm a possibilidade que foi dada a Israel; ela simplesmente ainda foi realizada.

Como resultado disto, o trabalho especial foi imposto a Israel, não só em relação a si mesmos, mas também em relação às nações do mundo. E se entre as nações do mundo, há pessoas que aceitaram esta mensagem de Israel, então, nessa medida, o trabalho de conexão, ajuda, apoio, incentivo e assim por diante, também é atribuído a elas. Essas duas partes devem trabalhar em conjunto, exigindo unidade entre todos, para que interajam corretamente.

Além disso, Israel também é dividido em partes: Cohanim (sacerdotes), levitas (músicos, cantores, professores da Torá) e Yisraelim (israelitas), que diferem em seu trabalho. Entre as nações do mundo, há setenta fontes latentes que também colocaram um selo em suas partes individuais. Mas tudo isso ficará claro no caminho.

Hoje, no atual estágio de desenvolvimento, todo mundo recebeu um despertar, um “convite”, uma chamada, um empurrão, uma oportunidade para a correção e para a participação no processo. Para alguns, esta chamada vem de uma forma mais consciente e focada, puxando-os para frente. Outros não são tão atraídos, e são empurrados por trás através de golpes e “chutes”. De uma forma ou de outra ambos são movidos por vários tipos de sofrimento. Há “sofrimentos de amor”, e há uma grande variedade de diferentes tipos de sofrimento.

Mas, em geral, o atual estágio de desenvolvimento histórico é caracterizado por todos começando a sentir mais ou menos que nós estamos vivendo em um momento único e que a humanidade deve passar por grandes mudanças. Isto ocorre especialmente em matéria de auto-percepção: O que é próprio e o que é o mundo? Aqui, é claro, somos ajudados por várias ciências.

Uma época singular chegou que os Cabalistas falaram com antecedência. E todo o desenvolvimento do povo de Israel foi destinado especificamente para esta época; desde a época da Babilônia eles passaram por todos os tipos de fases de preparação, elevações, avarias e exílio, de modo que hoje estejam prontos para o seu papel final e verdadeiro.

Afinal, Israel é um grupo único na humanidade que recebeu direção, anseio, conhecimento, mente e sentimento, tudo que for necessário, para corrigir toda a humanidade.

Da 3ª parte da Lição Diária de Cabalá 03/07/14, Lição sobre o Tópico “Unidade do Povo”