Começar De Novo A Cada Dia

Dr. Michael LaitmanSe eu sinto que não tenho nenhum desejo, nenhum anseio, nenhuma força para me mover, e não posso fazer nada, eu tenho que ser incorporado ainda mais nos amigos, mesmo que eu não tenha vontade de fazer isso, e então eu vou receber esse desejo deles.

Nós vivemos numa realidade chamada “este mundo” em que podemos realizar ações que nos trazem o desejo de fazer isso, mesmo se não temos o desejo num primeiro momento.

Isso é chamado de um desejo sem um desejo. Eu simplesmente chego a uma refeição coletiva ou um evento de disseminação para ajudar os amigos. Não importa se eu faço isso para sentir o seu respeito ou para me orgulhar de que estamos fazendo algo importante.

Eu posso dar diferentes explicações egoístas, desde que possa estar incorporado nos amigos. Eu absorvo o seu desejo, mesmo quando apenas nos sentamos e tomamos uma cerveja juntos. Graças a isso, o meu desejo muda e eu já posso começar a realizar pequenas ações que estão relacionadas com a conexão entre nós. Eu recebo dos amigos seus desejos, pensamentos, intenções, despertares e o sentimento da importância do caminho espiritual.

Portanto, este mundo é o nível mais importante de todos. É fora do mundo espiritual, mas nós começamos todos os estados, todos os níveis, a partir deste mundo.

Quando eu estava perto do Rabash, eu costumava imaginar como esse homem que estava sempre tão feliz, alegre e inspirado com olhos ardentes, por vezes caía num estado em que se sentía totalmente morto, especialmente na parte da manhã, quando acordava, se levantava e caminhava em volta, olhando para tudo atônito, sem entender o que estava acontecendo.

Ele estava totalmente desconectado da espiritualidade. No entanto, nós somos tão pequenos que não temos nada a perder, e nosso distanciamento da espiritualidade é tão pequeno como a nossa conexão dele.

Rabash costumava se mover lentamente. Sentava-se para uma xícara de café que eu tinha preparado para ele. Eu costumava ler uma passagem do “O Estudo da Dez Sefirot” para ele, geralmente a partir do capítulo 16, que fala sobre Adam HaRishon e os mundos de BYA, e daí ele gradualmente despertava e começava a subir.

Nós devemos entender que todos os níveis, até o fim da correção, começam a partir do zero absoluto do nosso mundo, como Rabi Shimon que caiu no estado de Shimon do mercado, e é deste nível zero que devemos crescer até a altura do fim da correcção.

Nós devemos coletar material, o que significa desejo por este nível, a partir do estado em que estamos fora do mundo espiritual, inserindo-o cada vez de novo. É assim que funciona.

Da Preparação para a Lição Diária de Cabalá 22/06/14